Do Fundo da Estante: Nascido em 4 de Julho

Tom Cruise já era um astro do cinema graças a Top Gun e o VHS de Nascido em 4 de Julho foi um dos mais aguardados do ano pra quem não viu no cinema. O boca a boca era de que Tom Cruise trabalhou bem no filme e merecia o Oscar, provando ser mais do que um ídolo da mulherada. O Oscar não veio pra ele, mas pelo menos veio pro diretor Oliver Stone, que já havia ganho por Platoon.

De todos os filmes do diretor Stone, Nascido em 4 de Julho é sem duvida o mais incisivo. Nem Platoon (1986), Wall Street (1987) ou JFK (1991) conseguiram tal feito. É muito forte a história do jovem Ron Kovic (Tom Cruise, extraordinário) que embriagado de patriotismo, fundamentalismo religioso materno, ufanismo e burrice, se oferece pra lutar na guerra do Vietnã. Logo de cara, ele fuzila uma cabana cheia de mulheres e crianças, mata por engano um dos companheiros de pelotão, leva um tiro e volta pra casa paraplégico e impotente, depois de uma temporada num verdadeiro açougue humano.

Aos poucos o protagonista começa a entender que a Guerra do Vietnã foi a maior cagada dos EUA até então e que foi usado e feito de trouxa. Quase perdeu a vida e não teve respaldo algum do país que jurou defender. Enquanto amadurece, Ron se conscientiza e se torna um ativista anti-guerra. Por sua corajosa e convincente atuação, Tom Cruise foi merecidamente indicado ao Oscar de melhor ator. Ele já havia mostrado notável forma dramática um ano antes em Rain Man, fazendo uma ótima parceria com Dustin Hoffman.

Entretanto, foi aqui que Tom Cruise mostrou que era muito mais do que um rostinho bonito e encarou com fibra um personagem cheio de camadas e que representava um período conturbado da história dos EUA.

Nascido em 4 de julho está disponível até o momento no Star Plus.

FICHA TÉCNICA

Título: Nascido em 4 de julho
Título original: Born on the Fourth of July
Direção: Oliver Stone
Data de Lançamento:  20 de dezembro de 1989 (EUA)

Ítalo Morelli Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!