Samurai X [Crítica do Remake]
Para quem viveu a década de 90 essa onda de remakes de animes tem sido pura nostalgia! E não foi diferente com Samurai X (Rurouni Kenshin: Meiji Kenkaku Romantan)! A nova versão está disponível na Netflix, dublada e legendada e também no Crunchyroll. Já a versão original estreou na Globo em 1999, que retalhou o anime (trocadilho infame com o apelido do personagem) por ser considerado violento para o horário da manhã!
A história se passa na Era Meiji e vamos acompanhar o andarilho Himura Kenshin, conhecido também como o lendário retalhador Battousai. Kenshin, arrependido pelas inúmeras vidas que tirou, decide nunca mais matar e passa a ser um andarilho sem rumo, até encontrar abrigo no Dojo Kamiya, da jovem Kaoru Kamiya. A primeira temporada é focada na estadia do protagonista na casa da Kaoru, onde faz amizades verdadeiras. No entanto, a confusão acompanha Kenshin, que mesmo sem querer é obrigado a lutar várias vezes, sempre com a ideia de nunca matar mais ninguém.
O anime ganhou traços modernos, o que é um ponto bem positivo e gosto do alívio cômico que a história traz em alguns momentos. Porém, é perceptível que o enredo é bem introdutório, nos apresentando um pouco do passado do Kenshin e os coadjuvantes que permeiam toda a temporada. Kaoru fica muito de escanteio, mais do que eu me lembrava da primeira versão, mas é ela que parece entender bem a natureza do Kenshin, seu evidente interesse amoroso. Já Sanosuke Sagara continua bem carismático, sendo apresentado primeiro como inimigo e depois se tornando um grande amigo do protagonista. E por fim, mas não menos importante, Yahiko Myoujin, o órfão que se torna aprendiz de Kaoro. Os quatro formam um grupo bem empático, daquele tipo de amigos que parece uma família.
O anime também apresenta pequenos arcos durante a temporada, sempre aparecendo um inimigo diferente para Kenshin enfrentar. Infelizmente, alguns episódios parecem estar lá apenas para encher linguiça. E como não li o mangá, não posso fazer comparações. Entretanto, na reta final, Samurai X engata uma boa trama política e deixa um excelente gancho para a próxima temporada.
Existem bons motivos para assistir o remake de Samurai X, já que é uma boa história de redenção, mas tem um grande motivo para não ver. Eu não poderia deixar de terminar o texto, sem mencionar que o autor Nobuhiro Watsuki foi condenado pelo crime de pornografia infantil. O anime é bom, mas se vale a pena separar o autor da obra, fica a cargo de cada um.
Michele Lima
Oi Mi! Eu não vi a primeira versão, mas essa eu gosto bastante e espero ansiosa a terceira temporada.
Bjos!!
Moonlight Books
@moonlightbooks