O caminho para casa [Resenha Literária]

Como uma família coesa e amorosa lida com uma tragédia que altera a vida e tem o potencial de destruir o próprio tecido desse sistema familiar? 
O caminho para casa de Kristin Hannah, é um romance requintadamente escrito que explora a jornada dos Farradays, cuja família aparentemente idílica é abençoada com vidas plenas, risos, amigos, atividades, um profundo e permanente sentimento de carinho e vínculo emocional. A maioria das pessoas só sonhava com uma família como essa em suas fantasias mais loucas e raramente testemunhava alguém de perto e pessoalmente. Embora esses raros vislumbres tenham sido capturados em imagens coloridas semelhantes às de uma pintura, talvez os visuais mais próximos que tenhamos visto tenham sido na televisão, com a vivacidade de um show dos anos 50. O enclave de famílias no livro parece estar protegido das lutas da vida urbana moderna – reunidas na força de valores comuns.
Mas o clã Farraday é realmente tão perfeito quanto parece?
Com a mãe Judith em casa para nutrir e supervisionar uma infinidade de amigos e atividades de seus gêmeos Zach e Mia, a vida nunca é monótona na casa deles. O calor e a vitalidade exalados por esta família atraem todos os adolescentes da vizinhança. Judith orgulhosamente estima seu papel de mãe e voluntariamente afasta suas necessidades para dar todas as suas energias aos gêmeos. A sua morada é a casa de todo mundo longe de casa e raramente há tempo para ficar entediado ou se afastar da linha reta e estreita. A vida é muito divertida. Embora Judith seja a espinha dorsal da família, o marido Miles também é um pai solidário, que adora toda a sua família.

A vida de Zach e Mia está repleta de amizades coesas com outros adolescentes que eles conhecem desde a infância que aumentam ainda mais seu sentimento de segurança fora de casa. Cada um deles tem interesses únicos, emocionantes atividades após a escola e ambos também alcançaram sucessos acadêmicos. Com notas impecáveis ​​e outros talentos a condizer, universidades de prestígio estão clamando pela atenção dos gêmeos.
A residência Farrady fica em uma ilha exuberante e carregada de florestas, cercada de beleza para contemplar até onde os olhos podem ver, criando uma visão maravilhosa para todos os residentes contemplarem com admiração. Cada detalhe é colorido e pitoresco. 
Depois de absorver os magníficos detalhes da lareira e de sua casa, começamos a pensar se alguma família pode sustentar uma harmonia tão perfeita o tempo todo. Após uma análise mais aprofundada dessa “família perfeita”, o leitor começa a questionar por que a mãe Judith orquestrou todos os momentos da vida de seus gêmeos, detalhando cada minuto, desde o rastreamento de seus movimentos, amigos e tarefas de casa.
Parece haver uma razão mais complexa do que um profundo amor por seus filhos. Sua estrita adesão ao monitoramento constante parece surgir de um medo embutido de sua parte de que algo poderia dar terrivelmente errado a qualquer momento. Quando criança, ela não se sentiu completamente amada e estava determinada a que seus filhos nunca tivessem que lidar com esses sentimentos. Mas existe controle demais para evitar ocorrências que estão fora do alcance do controle da mãe? E como uma mãe lida com esses problemas inesperados da vida?

Em uma subtrama magnificamente entrelaçada, uma nova garota chamada Lexi entra na vida dessa família e é recebida de braços abertos. Uma jovem adolescente frágil, Lexi teve uma vida muito difícil, tendo sido deixada em vários ambientes de assistência social, mas forma uma profunda e permanente amizade com Mia e lentamente aprende a confiar na segurança de um lar amoroso.
As duas meninas se tornam inseparáveis ​​e Lexi é considerada uma parte crucial da família. Finalmente, ela tem a família que sempre quis e a vida é ainda mais perfeita para todos os envolvidos – pelo menos por um tempo.
Como o amor adolescente geralmente acontece com pessoas próximas, Lexi e Zach se apaixonam loucamente – para surpresa e consternação do resto da família, mas os dois permanecem comprometidos e planejam continuar suas vidas juntos.
Embora Mia se sinta um pouco traída por causa do segredo do caso, eventualmente tudo é perdoado e o último ano do ensino médio é cheio de alegria e pensamentos sobre o futuro brilhante que está por vir.
Então, em uma fração de segundo, uma escolha feita na inocência altera o curso de todos os personagens que passamos a apreciar e admirar. Se a história terminasse aqui, o leitor continuaria encantado com os personagens interessantes – todos com profundidade, força incríveis e agraciados com um diálogo honesto e vulnerável que os faz reviver.

É um livro difícil de largar, pois clama por ser lido em qualquer momento livre. As voltas e reviravoltas imprevisíveis são tão emocionantes quanto as voltas das competições de Fórmula 1. O envolvimento emocional com os personagens tem consequências para o leitor em muitos níveis. Num romance tão bem escrito como este, a pessoa investe na saúde e no bem-estar daqueles que são amados. No caminho para casa, todos os personagens têm qualidades especiais que os tornam carinhosos e sutilmente, você começa a torcer por eles e a se tornar parte de sua história, se assim quiser. 
Alguns leitores podem ficar bastante nervosos com o resultado do livro, enquanto o enredo gira lentamente em torno de uma curva perigosa e assustadora. Embora brilhantemente dirigida por personagens, o livro levanta questões importantes. Não é apenas mais uma história – outro romance a ser colocado na biblioteca e pensado com tristeza.
O caminho para casa é um livro especial que pode transformar a vida dos leitores, influenciando a maneira como eles pensam sobre certas questões importantes da vida. O leitor se torna uma testemunha em primeira mão das armadilhas da paternidade, mortalidade, desgosto, culpa, escolhas de vida, sofrimento, perdão e muito mais. Em suma, toda a gama de emoções humanas é explorada neste livro dolorosamente doloroso, mas esperançoso, sobre o poder triunfante do espírito humano no processo de perdão.
FICHA TÉCNICA
Título: O caminho para casa
Autor: Kristin Hannah
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon
 

Natália Silva

5 thoughts on “O caminho para casa [Resenha Literária]

  • 1 de junho de 2020 em 15:24
    Permalink

    Oi, Nat! Tudo bom?
    Eu já vi muito desse livro, mas nunca procurei a respeito e aparentemente não faz mesmo meu gênero de leitura. A história parece bem profunda e interessante, mas não é uma que me interessaria pra acompanhar :/

    Beijos, Nizz.
    http://www.queriaestarlendo.com.br

    Resposta
  • 1 de junho de 2020 em 17:35
    Permalink

    Oi, Natália
    Não estava reconhecendo o livro pela capa, mas agora sei qual é. Não li, mas seria o tipo de leitura que eu amaria uns anos atrás. Hoje em dia não fico tão presa em histórias assim como antigamente, mas sei que quem ama o tipo de enredo vai adorar a obra!
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    Resposta
  • 1 de junho de 2020 em 17:40
    Permalink

    Olá, Natália.
    Eu só li um livro da autora até agora e foi o que bastou para eu querer ler todos os livros dela. Mas são livros que eu não leria nesse momento de quarentena porque com certeza eu ia entrar em uma ressaca literária hehe.

    Prefácio

    Resposta
  • 1 de junho de 2020 em 18:47
    Permalink

    Oi, o livro parece ser muito diferente, mas não consegui encarar ele com bons olhos. Parece pesado demais, não sei, mas quem sabe um dia eu esteja procurando algo do gênero. A resenha está incrível!

    Resposta
  • 1 de junho de 2020 em 21:02
    Permalink

    Oi, Nat!
    Nunca li nada da Kristin, mas quero muito. Não sei se leria esse, mas está na lista de possíveis leituras.
    Beijos
    Balaio de Babados

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!