Do Fundo da Estante: Nos Calcanhares da Máfia

Esse não foi tão fácil achar pra alugar, já que não se trata de um filme muito procurado, apesar de ser ótimo. Lembro que gostei tanto que até pensei em assistir de novo antes de devolver o VHS, mas não deu. E nunca vi na tv aberta…

Praticamente um remake de Caminhos Perigosos (1973) com toques cômicos, Nos Calcanhares da Máfia (1984) é mais um filme da década de 80 que continua ótimo e merece ser visto e revisto. Filmado na “Little Italy” em Greenwich Village, área residencial de Nova York situada no lado Oeste de Lower Manhattan, o longa conta a história de Charlie (Mickey Rourke, ótimo) e seu atrapalhado primo Paulie (Eric Roberts, roubando a cena) que decidem roubar 150 mil dólares da máfia local e apostar numa corrida de cavalos. Paulie garante que tem uma informação quentíssima do páreo, mas é claro que as consequências desse roubo serão as piores, já que o corrupto departamento de polícia de Nova York também está envolvido com a máfia.

Inicialmente os papéis principais seriam de Al Pacino e Robert De Niro e a direção seria de Michael Cimino (O Franco Atirador), porém Mickey e Eric acabaram escalados e deram conta do recado e a direção ficou com Stuart Rosenberg (Brubaker) – Eric Roberts inclusive, merecia um Oscar por seu desempenho brilhante, mas nem sequer foi indicado.

Em meio a tantas confusões da dupla principal, quem rouba a cena é a grande Geraldine Page, que com apenas duas cenas e 8 minutos em tela, foi indicada ao Oscar de atriz coadjuvante. Ela interpreta a mãe do investigador que tenta desvendar o caso e se mostra tão durona quanto os mafiosos.

Daryl Hannah também está no elenco em pequeno, porém importante personagem, assim como os atores M. Emmet Walsh (Gosto de Sangue), Burt Young (Rock, Um Lutador) e Phillip Bosco (Trocando as Bolas). O tema máfia italiana ganharia uma ótima sátira um ano depois, com A Honra do Poderoso Prizzi, assunto para um próximo post.

Italo Morelli Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!