O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria muito conhecer a história, mas sempre fico deixando para depois. Por isso, quando a Editora Seguinte anunciou o lançamento da versão em quadrinhos do livro, não pensei duas vezes, encarei a leitura desse primeiro volume.

Nessa adaptação em quadrinhos, temos a jovem Sofia Amundsen recebendo um envelope com a seguinte pergunta: Quem é você? O envelope é o primeiro de uma série de pacotes misteriosos que compõem um curso de filosofia inusitado, em que grandes pensadores da história ocidental como Sócrates, Aristóteles, Santo Agostinho e Galileu aparecem para compartilhar suas ideias com a Sofia.

A cada nova lição, Sofia se torna mais e mais questionadora, começa a interagir com os elementos da página e ultrapassa os limites dos quadrinhos, em uma  aventura metalinguística. Aos poucos, ela começa a desvendar um intrigante mistério e se aproxima de quem realmente é.


Ler essa versão de O mundo de Sofia em quadrinhos foi uma experiência muito legal, pois fazia tempo que eu não refletia sobre a sociedade e em como agimos. Sem contar que fiz a leitura dos quadrinhos juntamente com o meu filho Brian. Ele aprendeu bastante coisa sobre a filosofia e a importância dos grandes filósofos em nossas vidas. Durante a nossa leitura, até meu esposo participou introduzindo alguns fatos de alguns filósofos e com isso debatemos diversas vezes sobre algumas passagens da história. 

A adaptação foi feita por Vincent Zabus e Nicoby que trouxeram assuntos atuais como o aquecimento global, fake news e feminismo para o enredo, isso gerou ainda mais discussões filosóficas entre a protagonistas e outros personagens, o que me deixou encantada pelo universo de Sofia. 

Para finalizar, quero dizer que a Editora Seguinte arrasou na edição brasileira da HQ. A edição é a coisa mais linda do mundo, tanto o papel como a obra no todo estão de uma qualidade fora do sério. Parabéns a toda a equipe envolvida nesse projeto. E fica aqui a minha dica, se você assim como eu, ainda não conhece esse universo da Sofia, pegue a HQ para ler ou até mesmo o livro. Garanto que não vai se arrepender. 

FICHA TÉCNICA

Título: O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1)
Autor:  Jostein Gaarder
Adaptação: Vincent Zabus e Nicoby 
Editora Seguinte / Companhia das Letras

Ariane de Freitas

One thought on “O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

  • 2 de julho de 2024 em 15:37
    Permalink

    Fiquei com muita vontade de ler. Parece ser bem envolvente e criativo.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Uma Família Inusitada Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino
Dorama: Uma Família Inusitada Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino