Do Fundo Da Estante: Flashdance

Nunca vi um filme com tanta gente fracassada junto e esse é o motivo por trás do sucesso de Flashdance. Alex (Jennifer Beals) é uma jovem operária póbi e fracassada que sonha em ser uma dançarina mas leva uma vida sofrida trabalhando como soldadora. Sua vida pessoal, financeira e social é um fracasso só e ela só se realiza dançando durante a noite num lugar fracassado, onde o chapeiro é um comediante fracassado e a garçonete é uma patinadora do gelo fracassada.

A própria Jennifer Beals nem dança no filme, foi usado um casal de dublês no lugar. Apesar de atuar com graça e competência, teve apenas uma indicação ao Globo de Ouro e sua carreira de atriz de cinema foi um fracasso. O papel de seu interesse amoroso era pra ser do Kevin Costner, que fracassou nos testes e perdeu para (quem?) Michael Nouri, outro ator que fracassou na carreira. A veterana atriz Lilia Skala interpreta Hannah, uma amiga da protagonista. Ela é uma bailarina aposentada que já teve seus dias de glória e mora completamente sozinha. Fracassada total. Agora, a mais fracassada de todas é a atriz Sunny Johnson, que além de interpretar uma garçonete que fracassa como patinadora do gelo e vira stripper e prostituta, infelizmente ela faleceu no ano seguinte após um derrame cerebral. Fracassada também é a autora do argumento original da história, que o vendeu por 2.300 dólares e não teve direito a nenhum centavo dos 150 milhões de bilheteria.


A única coisa que não fracassou em Flashdance é a trilha sonora, só hits oitentistas e que vendeu quase 1 milhão de cópias na semana de lançamento.

O diretor Adrian Lyne também é publicitário e fez dos números musicais de Flashdance um festival de videoclipes estilizados, copiados até hoje.

Flashdance nos deixa com o coração quentinho porque sabemos o que é ser um fracasso e passar a vida toda fracassando. Os personagens todos gostariam de ser nossos amigos, inclusive o cão fofíssimo da protagonista. Tudo aqui é muito simples, realista e agradável de se ver, um verdadeiro conto de fadas suburbano feito nos EUA, a terra dos sonhos fracassados. E de fracasso em fracasso, o final é o mais puro creme fracassado da Cinderela. E tá tudo bem.

FICHA TÉCNICA

Título: Flashdance
Diretor: Adrian Lyne
Data de lançamento: 16 de setembro de 1983

Italo Morelli Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!