Do Fundo da Estante: Alien vs Predador 2

Uma das sequências mais detestadas da história do cinema e um dos filmes mais pisoteados pela crítica e público! Os fãs da franquia Alien e da franquia O Predador já não tinham se animado muito com o primeiro Alien VS Predador. Esperavam o embate do século (ainda estamos esperando o encontro Robocop VS Terminator) e o resultado foi muito aquém do que poderia ter sido.

Quando este Alien VS Predador 2 foi lançado, toda expectativa (deles) foi por água abaixo – até chegaram a conclusão de que o anterior não era tão ruim assim…

Vindo do mundo dos videoclipes, os irmãos Strause pareciam ser discípulos dos (na época) irmãos Wachowski, que deram ao mundo nada menos do que o já clássico Matrix. Especialistas em efeitos visuais, estava nas mãos deles a responsabilidade de fazer uma continuação que superasse o original e expandisse a franquia, já que ficou em aberto um híbrido entre os dois personagens e que sim, foi apresentado aqui.

O improvável PredAlien abre Alien VS Predador 2 e é ele quem vai tocar o terror. Isso já é um ponto original da história, que não é nem de longe, a bomba que dizem ser. A verdade é que os estadunidenses não gostaram da maneira como foram retratados aqui, um bando de caipiras sem o mínimo de raciocínio, protegidos por militares mais burros ainda – nem o PredAlien e nem o Predador se mostram muito espertos e isso já garante o divertimento.

A ação se passa em Gunnison, uma pequena cidade localizada nas montanhas da área central do Colorado. Uma nave dos predadores aterrissou no local, mas os aliens que estavam escondidos nela conseguem matar a todos, com exceção de um, o tal PredAlien. A primeira batalha entre Predador e PredAlien é na usina de energia da cidade, durante a noite (óbvio) e com chuva também. É claro que, a cidade toda fica sem luz e o filme segue até o final com a fotografia mais escura e confusa da história do cinema e uma montagem histérica e acelerada em excesso, que conduz o filme mais rápido do que nos olhos e cérebro possam acompanhar. Essa é a proposta dos manos diretores, sem a preocupação de agradar ninguém.


Alien VS Predador 2 tem algumas passagens, muito rápidas, mas que merecem destaque. É aqui que pela primeira vez podemos ver (por míseros segundos) o planeta dos Predadores. A imagem de um deles, sentado num trono e observando a paisagem quente tal qual o planeta Marte, é muito interessante. Sádicos, os irmãos não dosam a violência e metem os pés no acelerador do politicamente incorreto, onde não poupam nem crianças e nem gestantes. Aliás, o ataque à maternidade é o ápice do gore, onde as futuras mamães ainda em seus leitos hospitalares, são atacadas e transformadas em incubadoras humanas. Zero sutileza, mas…é um filme onde dois dos monstrengos mais adorados do cinema estão tentando se matar, então vale tudo. Sem cerimônia, há explosões de cabeças, mutilações e violência extrema, o que o torna o filme mais pesado de toda a franquia. Os personagens são tão aleatórios e inúteis (eles certamente votariam no Trump, se existissem) que nenhum deles merece destaque, nem os civis e nem os militares. A mencionar somente, a “final girl” Kelly, interpretada pela atriz Reiko Aylesworth, do seriado 24 Horas. A talentosa Shareeka Epps, que surpreendeu em Half Nelson (2006), chegou a gravar algumas cenas, mas foi cortada do elenco.

Entretenimento nível Cine Trash anos 90 pra se assistir no fim de tarde/começo de noite, foi arbitrária a decisão de não produzir um terceiro e último filme, o que deixaria este Requiem como o filme do meio da trilogia – lembrando que o roteirista Shane Seleto é o responsável por ter escrito Avatar 2, 3, 4 e 5 e poderia muito bem ter escrito uma terceira e memorável parte.

FICHA TÉCNICA

Título: Alien VS Predador 2 – Requiem
Título Original: Aliens vs. Predator – Requiem
Direção:  Shane Salerno
Data de lançamento: 25 de dezembro de 2007 (EUA)

Italo Morelli Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!