Mestres do Mistério [Resenha Literária]

Nada como um bom mistério, ainda mais de autores clássicos e foi por isso que me interessei pelo Mestres do Mistério da Faro Editorial.

A introdução de Victor Bonini nos explica um pouco sobre a seleção dos 5 contos, histórias intrigantes, de investigações e grandes revelações e nos alertando para nunca deixar de lado o contexto da época em que cada um foi criado. 

O primeiro é A Aventura dos dançarinos de Arthur Conan Doyle! E como adoro Sherlock Holmes, como ele sempre está um passo adiante de nós, seres comuns. Divido sempre as surpresas que Watson tem das deduções do amigo. Nesse conto um marido está preocupado com os bilhetes que a esposa está recebendo, todos em forma de dançarinos, mas Sherlock consegue decifrar o código dessas misteriosas mensagens. 


O segundo conto é Os assassinatos na Rua Morgue do sempre maravilhoso Edgar Allan Poe. Nele conhecemos C. Auguste Dupin, um homem perspicaz, considerado o precursor de Sherlock Holmes.  Os métodos de investigação são parecidos e ele tem ainda um amigo que o ajuda.

O terceiro conto é meu preferido, O problema da cela 13 de Jacques Futrelle em que o cientista Van Dusen, também conhecido como Máquina Pensante é desafiado por seus colegas de profissão a sair da cela e de uma prisão usando apenas a mente. Ele topa o desafio e o acompanhamos por uma semana tentando sair do lugar. Confesso que em algum momento duvidei demais da capacidade do protagonista. O desfecho desse conto é ótimo. 


Outro favorito é O homem Invisível de G.K, Chesterton (não é o clássico de H. G. Wells) em que Laura é pedida em casamento por Angus e começa a contar a história de quando foi pedida em casamento anteriormente por duas pessoas, uma baixa e a outra vesga. Os dois foram rejeitados, mas saíram na missão de serem alguém na vida. Smythe criou robôs e ficou famoso, já Welkin parece ter se tornando um homem invisível, atormentando Laura e o antigo amigo. É uma história bastante intrigante e tem uma ótima mensagem no final. 

Por fim temos A história do viajante a respeito de uma cama estranhamente ruim de Wilkie Collins. O protagonista ganha muito dinheiro em um cassino e para não ser roubado na rua, resolve dormir no local. É justamente quando a cama do lugar se mostra bem estranha. Nunca dormi em uma cama de dossel, mas depois de conto jamais dormirei. Gostei também da curiosidade contada no final. 


Enfim, Mestres do Mistério cumpre aquilo que se propõe, trazer casos intrigantes que nos faz pensar como os autores vão solucionar suas próprias tramas. É uma obra rápida com cinco contos e muito suspense! Novamente, ótima edição da Faro Editorial

FICHA TÉCNICA

Título: Mestres do Mistério
Autores: Arthur Conan Doyle, Edgar Allan Poe, Jacques
Futrelle, G. K. Chesterton e Wilkie Collins
Faro Editorial
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.