Do Fundo da Estante: Sociedade dos Poetas Mortos

Em 1959, John Keating (Robin Williams, excelente no melhor papel de sua carreira) retorna ao tradicionalíssimo internato Welton Academy, onde foi um aluno brilhante, para ser o novo professor de Inglês. Nesse ambiente soturno da respeitada escola, Keating torna-se uma figura polêmica e mal vista, pois incita aos alunos a paixão pela poesia e pela arte, fora a rebeldia contra as convenções sociais. Os estudantes, muito empolgados, ressuscitam a Sociedade dos Poetas Mortos, fundada por Keating em seu tempo de colegial, dedicada ao culto da poesia, do mistério e da amizade. A tensão entre disciplina e liberdade vai aumentando, os pais dos alunos são contra os novos ideais que seus filhos descobriram, e o conflito leva à tragédia.

Sociedade dos Poetas Mortos foi uma verdadeira febre nos anos 90. Lotou os cinemas, o VHS não parava nas videolocadoras e o longa foi constantemente exibido nas escolas. O talentoso diretor Peter Weir sempre entregou filmes de qualidade, como Piquenique na Montanha Misteriosa (1975), A Última Onda (1977), Gallipoli (1980), O Ano em que Vivemos em Perigo (1983), A Testemunha (1985), A Costa do Mosquito (1986), Green Card (1990), Sem Medo de Viver (1993) e O Show de Truman (1998), mas nunca foi tão intenso como neste belo filme sobre a relação e a influência de um professor em seus alunos. 

 

Visto até então como um comediante, Robin Williams mostra uma forma dramática admirável, o que acabou por imortalizar o personagem para sempre. O elenco jovem também está ótimo e apresenta vários futuros astros, tais como Robert Sean Leonard, Ethan Hawke, e Josh Charles, além de Lara Flynn Boyle. Lindamente fotografado e com uma trilha sonora sublime de Maurice Jarre, Sociedade dos Poetas Mortos é item obrigatório na DVDteca de qualquer cinéfilo e sobreviveu muito bem ao tempo, considerado um cult desde sua estreia nos cinemas.

“Oh Captain, my Captain”

FICHA TÉCNICA

Título: Sociedade dos Poetas Mortos
Título Original: Dead Poets Society
Direção: Peter Weir 
Data de lançamento: 28 de fevereiro de 1990

Italo Morelli Jr.

One thought on “Do Fundo da Estante: Sociedade dos Poetas Mortos

  • 25 de maio de 2022 em 11:40
    Permalink

    Apesar de ser um clássico, ainda não assisti, mas tenho vontade de ver.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!