Do Fundo da Estante: Touro Indomável

Simplesmente o melhor filme sobre boxe já feito e considerado por muitos, o melhor da década de 80!

Scorsese filma essa biografia do lendário boxeador Jake LaMotta (falecido em setembro de 2017 aos 95 anos) com total maestria. O clima de máfia onipresente, a paranoia machista e é claro, as impressionantes cenas de luta muito bem coreografadas e editadas (Thelma Schoonmaker levou um merecido Oscar de melhor montagem) – tudo é lindamente fotografado em P&B, o que só realça a fúria constante dentro e fora dos ringues.

Robert De Niro (que durante as filmagens teve que engordar 20 quilos), ganhou um dos mais merecidos Oscar da história. Numa interpretação insana e muito bem amparada por Joe Pesci e Cathy Moriarty, De Niro está selvagem, repugnante e comovente, admirável e desprezível. Nas muitas cenas com Joe Pesci, a química entre eles não poderia ser melhor e nas cenas de violência com a esposa faz uma ótima parceria com Cathy Moriarty, que mostra a grande atriz que era com apenas 20 anos de idade – infelizmente sua carreira não decolou.

Entre lutas ora intensas e ora dramáticas, Scorsese conduz os dramas pessoais de La Motta com notável brilho, o que tira qualquer dúvida de que Touro Indomável estaria entre seus melhores filmes e talvez seja o melhor (juntamente com o clássico Táxi Driver), já que não envelheceu nada depois de mais de quatro décadas.

Mesmo com o antecessor Rocky, Um Lutador pra ser comparado, Touro Indomável está muito a frente de seu tempo. O carismático personagem de Sylvester Stallone foi intencionalmente escrito (pelo próprio Sly) para comover as plateias com sua fofura calculada. Já Jake LaMotta é um personagem real (o roteiro foi escrito tendo como base sua autobiografia) e mesmo que muita coisa tenha sido omitida, o que se vê na tela é uma história demasiadamente humana, com tudo de bom e ruim que isso possa ter.

Martin Scorsese sempre passou longe da demagogia, doa a quem doer.

FICHA TÉCNICA

Título: Touro Indomável
Título Original: Raging Bull
Direção: Martin Scorsese
Data de lançamento: 19 de dezembro de 1980 (EUA)
Até o momento disponível no Prime Video

Italo Morelli Jr.

One thought on “Do Fundo da Estante: Touro Indomável

  • 7 de novembro de 2023 em 10:28
    Permalink

    Um grande diretor! Inesquecível.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+
Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+