João e Maria se divertem: E se os personagens pudessem escrever a própria história? [Resenha]

Eu adoro histórias infantis e releituras de clássicos. Super me animei com João e Maria se divertem de Josh Funk publicado pela Faro Editorial.

Acho que todo mundo conhece a história dos dois irmãos que se perdem na floresta e vão parar na casa de doces de um bruxa que come criancinhas. Lá, eles são alimentados a até engordarem para vilã poder comê-los, mas eles conseguem escapar com vida! Um final feliz para essa história bem macabra. Nessa releitura, além da clássica história temos um narrador que interage com os personagens, sendo o grande destaque da narrativa!

Quando comecei a leitura o aparente tom sombrio me lembrou bastante a série da Netflix, Um Conto Sombrio dos Grimm. Tanto na adaptação para as telas como aqui, há uma suspeita sobre o caráter dos pais de João e Maria. Outro fator em comum é a personalidade de Maria, forte, destemida e que briga pelo seu protagonismo na história, sendo um ponto emocional importante para João. No entanto, ao contrário da série, João e Maria se divertem é de fato uma história infanto-juvenil

O subtítulo do livro: E se os personagens pudessem escrever a própria história? faz todo sentido, principalmente na reta final quando os protagonistas assumem as rédeas dos acontecimentos, sem esperar o narrador contar nada. Aliás, a interação do narrador com os personagens são ótimas e geram bons diálogos.

Bem curtinho, com apenas 36 páginas, o livro de capa dura é perfeito para ser lido para os mais pequenos e inseri-los nesse conto de fadas de uma maneira bem mais engraçada, de modo até mais questionador e menos perturbador do que outras versões. As ilustrações de Edwardian Taylor são bem ricas em detalhes, aparecendo no final personagens de outras histórias. 

Em suma, tenho certeza que as crianças irão adorar essa versão e se você é professor pode trabalhar tranquilamente com a leitura em sala de aula, abordando alguns assuntos de modo bem divertido. Vale lembrar que no site da Faro Editorial (CLIQUE AQUI) é possível baixar os Wallpaper da obra!

FICHA TÉCNICA

Título: João e Maria se divertem: E se os personagens pudessem escrever a própria história?
Autor: Josh Funk
Ilustrador: Edwardian Taylor
Faro Editorial
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima

One thought on “João e Maria se divertem: E se os personagens pudessem escrever a própria história? [Resenha]

  • 18 de abril de 2023 em 14:44
    Permalink

    Parece ser uma leitura bem gostosa e nostálgica. Chegando a ser lúdica. As ilustrações são uma fofura!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!