Fome de Sucesso [Crítica do Filme]

Em um primeiro momento, Fome de Sucesso parece um filme sobre culinária, uma jornada típica de uma cozinheira tendo que lidar com os obstáculos da carreira, mas o longa vai um pouco além, ao colocar claramente a luta de classes como um tema central. 

Aoy (Chutimon Chuengcharoensukying) é uma jovem que cozinha no restaurante da família e um dia seu talento é identificado e ele começa a trabalhar para o renomado chef de cozinha Paul (Nopachai Chaiyanam). E a premissa até segue por um tempo sobre a questão das dificuldades da protagonista em uma cozinha profissional. Paul é um chefe rígido, habituado a cozinhar para os ricos tailandeses, mas ele também enxerga o talento de sua nova pupila.

Aoy embarca em uma jornada de autoconhecimento que passa pelo deslumbramento sobre a alta gastronomia, até entender que nem sempre os pratos caros tem a ver com um sabor bom, mas muito pelo simples status. É um tema interessante, que aborda sociedade de consumo, além de ética e lutas de classes, de maneira bem evidente, sem tantos exageros, mas não consegue fugir de alguns estereótipos.

Um dos pontos que me chama atenção é que quase ninguém fica feliz com a ambição da protagonista, como se querer ser a melhor no que faz fosse algo ruim, o que empurra Aoy por um caminho bem previsível. Além do fato de sua ascensão ser bem estranha, não se questiona como ela ganha patrocínio e se torna chefe tão rápido, pulando etapas profissionais, se questiona a todo momento apenas sua ambição. Por outro lado, as cenas mais teatrais da culinária acabam sendo um ótimo destaque!!

Fome de Sucesso não surpreende e é mais longo do que deveria, tanto tempo de tela poderia ter sido usado para mostrar melhor o avanço profissional de Aoy, por exemplo. No entanto, mesmo com algumas falhas, é um filme com uma boa protagonista e que gera uma boa reflexão, mesmo sem guardar grandes surpresas e sendo clichê em alguns momentos.

FICHA TÉCNICA

Título: Fome de Sucesso
Título Original: Hunger
Direção: Sitisiri Mongkolsiri
Data de Lançamento: 8 de abril de 2023
Netflix

Michele Lima

One thought on “Fome de Sucesso [Crítica do Filme]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!