Ela e o Monstro [Resenha Literária]

Eu confesso que adiei a leitura de Ela e o Mostro só pelo fato de ter amado logo de cara a obra e quis adiar o momento e não estava errada, é um livro meigo, mesmo que parte da história de Mary Shelley não seja!
Escrito por Linda Bailey e ilustrado por Júlia Sardà, Ela e o Monstro foi lançado pelo selo DarkLove e é voltado para os pequenos leitores, mas os grandinhos como eu também aproveitam bastante da obra, principalmente os fãs da autora.
A narrativa mostra Mary criança perdendo a mãe, uma mulher que escrevia livros sobre os direitos das mulheres O relacionamento com o pai não era exatamente dos melhores e com a madrasta menos ainda. Desde cedo a protagonista era sonhadora e bem imaginativa e gostava de ouvir histórias de terror. Aos catorze era considerada um problema pra família e foi mandada para Escócia onde conheceu o poeta Percy Bysshe Shelley e com quem fugiu tempos depois, levando sua meia-irmã junto.

A obra nos conta que os jovens ficaram perambulando por muitos locais, passaram pelo castelo de Frankenstein (talvez Mary tenha ficado com o nome na cabeça), até que um dia eles estavam com Lord Byron hospedados perto do Lago Léman. Em uma noite de tempestade eles começam a escrever histórias de terror e Byron lança um desafio para escreverem algo aterrorizante. Mary não escreve de imediato, passa dias sem ter ideias, mas uma noite teve um sonho que serviu de inspiração para o clássico Frankenstein ou o Prometeu Moderno. Mesmo centenas de anos depois ainda faz um enorme sucesso tanto na literatura, quanto no teatro e cinema.

Ao final tem uma nota da autora falando sobre a ideia de ter uma narrativa mais voltada para o infantil e que vários pontos da vida de Mary foram bem tristes e sombrios, como perder Percy ainda muito jovem ou os problemas com sua meia-irmã.

Uma narrativa rápida, bastante curta, com ótima ilustrações, com um traço que combina bem com as cores e obra, e ainda veio com três pequenas maquetes de montar, o que fez meu lado criança bem feliz!
FICHA TÉCNICA
Título: Ela e o Monstro
Autora: Linda Bailey
Ilustração: Júlia Sardà
Onde Comprar: Amazon DarkSide® Books

Michele Lima

One thought on “Ela e o Monstro [Resenha Literária]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.