Thermae Romae Novae [Crítica do Anime]

Thermae Romae Novae é um anime Netflix, baseado no mangá de Mari Yamazaki, com apenas 11 episódios. Com uma premissa muito diferente, vamos acompanhar o arquiteto romano Lucius Modestus que por vezes quando cai na água viaja para o Japão Moderno!

Lucius tem o sonho de ser um grande arquiteto do império romano e um dia, numa casa de banho, ele mergulha achando que estava investigando um túnel secreto em uma das grandes banheiras, mas acaba parando em uma casa de banho do Japão atual. E é exatamente isso que acontece em todos os episódios do anime, viagens no tempo (até para o Japão Feudal) que o ajudam a entender melhor as fontes termais e expandir as ideias sobre casas de banho. 

Lucius aproveita todas as viagens, mesmo sem nunca conseguir falar com os japoneses, já que fala italiano! Aliás, ele nem entende direito o que acontece com ele, mas sempre sente o orgulho romano ferido quando percebe que essa outra civilização tem conhecimentos incríveis e conseguem fazer coisas que ele considera extraordinárias! Às vezes coisas simples para um mundo moderno é bastante complicado para a época em que Lucius vive.

O texto de Mari Yamazaki é bem divertido! Embora fique repetitiva a ideia de Lucius sempre cair e viajar no tempo, a autora entrega comicidade com as reações exacerbadas do protagonista conhecendo a modernidade. Também é curioso como Lucius sempre encontra uma pessoa bondosa que o ajuda com as roupas porque ele sempre aparece pelado. O choque de culturas é bem explorado na história e além disso, o anime tem ótimas referências históricas! Outro ponto interessante é a admiração do Imperador Adriano por Lucius e como o arquiteto acaba acalmando a população em suas revoltas a cada nova criação.

Thermae Romae Novae é um anime bem diferente que me divertiu em muitas cenas! Viajar no tempo não é algo original, mas a maneira aqui contada é bem diferente. E vale lembrar que ao final de cada episódio tem uma espécie de mini documentário com a autora Mari Yamazaki visitando termas japoneses e contando um pouco de cada lugar. Vale a pena conferir.

Michele Lima

One thought on “Thermae Romae Novae [Crítica do Anime]

  • 26 de fevereiro de 2023 em 13:08
    Permalink

    Oi Mi! Eu ainda não conhecia este anime, mas parece ser divertido e adoro dar boas risadas. E este bônus no final de cada episódio, sobre as termas me deixou ainda mais interessada. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!