Do Fundo da Estante: Encurralado

O Do Fundo da Estante de 2023 vai relembrar filmes que vi em VHS nos anos 80 e 90. Lembrando que as cópias ainda que originais e seladas não eram de boa qualidade, mas os filmes sim, o que compensava bastante. Alguns filmes demoravam até 1 ano pra chegar nas videolocadoras e dependendo do título, era bem difícil alugar. Quem só conhece o streaming, nem imagina o sofrimento de um cinéfilo, mas valia cada segundo! E pra começar o filme de hei é um dos clássicos de Steven Spielberg! O diretor tinha apenas 25 anos quando dirigiu este Encurralado (1971) para a TV, quatro anos antes de se consagrar com o já clássico Tubarão.

O sucesso de crítica e público foi tanto, que acabou indo parar nas telas do cinema. Em sua primeira exibição nas telinhas, a audiência ficou eletrizada ao acompanhar por 90 minutos, David Mann (Dennis Weaver, excelente) em uma deserta estrada da Califórnia fugindo de um caminhão cujo motorista ele nunca vê o rosto. Cheio de ação, suspense, ritmo, bem dirigido e montado, Encurralado só reforça a máxima de que muitos grandes diretores de cinema começaram suas carreiras com um filme de terror – até hoje é um dos melhores filmes de sua extensa carreira.


Assim como a violência que chega do nada, faz estrago, se vai e deixa suas marcas para sempre, o vilão não tem cara e nem nome, o que contribui para a atmosfera desoladora proposta por Spielberg.

Vi pela primeira vez em VHS nos anos 90, com imagens e legendas meia-boca. Era tarde da noite, fazia frio, chovia e eu estava sozinho, o que só enriqueceu a experiência. A TV de 20 polegadas não ajudava muito, o enquadramento também não e infelizmente até hoje eu não revi em uma tela de cinema. Encurralado é cinema em estado puro, foi burrice considerá-lo um produto menor a ponto de estrear na televisão.

Concorreu ao Globo de Ouro de melhor filme, ganhou o Grande Prêmio no saudoso Festival de Cinema Fantástico de Avoriaz e um Emmy de melhor Som.

FICHA TÉCNICA

Título: Encurralado
Título Original: Duel
Direção: Steven Spielberg
Data de Lançamento: 13 de novembro de 1971

One thought on “Do Fundo da Estante: Encurralado

  • 23 de fevereiro de 2023 em 16:51
    Permalink

    Memorável! Já assisti esse filme e adorei!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+
Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+