Papel de Rainha [Crítica do Dorama]

A única vez que acompanhei um dorama em andamento foi com A advogada Extraordinária. A espera por novos episódios foi péssima, mas devo dizer que esperar por Papel de Rainha foi pior! Os episódios terminam com ótimos ganchos, principalmente os finais, o que me deixava desesperada por mais! A boa notícia é que quem for ver agora, vai encontrar o drama histórico completo na Netflix, com 16 episódios!

Im Hwa-ryeong (Kim Hye-soo de Juvenile Justice) é a protagonista dessa incrível história! Ela é a rainha escolhida do Rei (Choi Won-young), entre dez esposas, e passou a vida cuidando para que o seu filho mais velho assumisse o trono. No entanto, ela descobre que ele está doente e que no passado o tio dele, que era herdeiro direto ao trono, morreu supostamente com a mesma doença. Para piorar, a mãe do rei está fazendo de tudo para tirar os filhos da protagonista da linha de sucessão! Dowager (Kim Hae-sook), na tradução Rainha-Mãe, é realmente perversa, capaz de matar qualquer um, inclusive membros da sua família, em busca de poder. Ela não se conforma de nunca ter se tornado a verdadeira rainha! E ela tem o seu próprio escolhido entre os herdeiros. 

Ainda temos o conselheiro-chefe, pai da princesa consorte Gwi-in Hwang (uma das esposas do rei). Ele é avô do preferido da rainha-Mãe, o péssimo príncipe Uiseong (Kang Chan-hee).Todos formam um grupo terrível e disposto a tudo pelo poder. E ainda na reta final temos um ótimo plot sobre uma rebelião que conecta toda a trama! O bom é que Im Hwa-ryeong não é a rainha à toa! Forte, perspicaz, inteligente e dura quando precisa ser, a protagonista por vezes se mostra um passo à frente dos seus inimigos. 

O enredo de certa forma se divide em alguns arcos e o arco maior. Temos toda a preocupação de Im Hwa-ryeong em salvar seu filho mais velho, depois a disputa pelo herdeiro do trono, o treinamento como herdeiro, casamento e por fim, revelações que finalizam toda a trama! No meio do caminho encontramos ótimos personagens  e excelentes histórias! Dos filhos da protagonista, temos o príncipe Gyeseong/ Yi Hwan (Yoo Seon-ho) que guarda um enorme segredo que o coloca em risco. A sensibilidade de sua mãe em não julgar e compreender o filho é um dos pontos mais bonitos do dorama. Já o príncipe Seongnam/ Yi Kang (Moon Sang-min) é um dos grandes protagonistas dessa história, bastante leal ao irmão do doente, ele fará de tudo para honrar sua família e principalmente sua mãe! Ele está sempre disposto a ajudá-la e seu romance com Yoon Cheong-ha (Oh Ye-ju) é bem fofo! Aliás, a jovem apaixonada pelo príncipe é uma personagem bastante carismática!


Do núcleo das outras esposas, a ambição é enorme. Todas de certa forma são manipuladas pela Rainha-Mãe, exceto a vilã Gwi-in Hwang (Ok Ja-yeon). O plot delas  com os filhos que disputam o trono é bem interessante e aborda bem a relação entre mães e filhos, por vezes bastante complexa.

Im Hwa-ryeong além de ser uma rainha justa, é também uma ótima mãe. Tenta educar os filhos e entender suas necessidades, sem forçá-los a fazer o que não querem, exceto quando é preciso salvar a vida deles, em constante perigo. É uma mulher que se preocupa com outras mulheres do reino, mostrando sororidade em vários momentos. Vale destacar também a relação de cumplicidade dela com sua dama de companhia. Além, claro, da perseverança em salvar sua família e ajudar o Rei, uma figura bastante controversa no dorama.

Em suma, Papel de Rainha é um drama histórico de muita qualidade, figurinos e fotografia chamam atenção, mas o destaque fica mesmo pelos personagens e uma história bem intrincada de conspiração. O nome em inglês é Under the Queen’s Umbrella, que explica as cenas com guarda-chuvas em vários momentos, principalmente na cena final. Uma história agitada e muito bonita! Recomendo. 

Michele Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!