Do Fundo da Estante: Elvira, a Rainha das Trevas

Elvira, a Rainha das Trevas (1988) é um dos símbolos máximos dos inesquecíveis e onipresentes anos 80. A sexy cosplay gótica roqueira da Mortícia já era uma personagem conhecida na TV estadunidense e fez sua estreia nas telonas de maneira memorável. O resultado só poderia ser um terror censura livre, com a vampira do bem se digladiando com seu tio bruxo do mal numa daquelas cidadezinhas caipiras dos EUA, repleta daqueles personagens típicos e caricatos como realmente são.

Elvira (Cassandra Peterson, que também assina o roteiro) é a anfitriã de um programa de baixo orçamento sobre filmes de terror. Ela herda da tia Morgana (Cassandra Peterson de novo) uma velha mansão em Fallwell, Massachusetts, uma pequena cidade com apenas 1313 habitantes. De inicio, ela pensa em vender a casa e ir para Las Vegas, mas encontra dois sérios problemas: o primeiro são os adultos da cidade, que ficam espantados com o modo de como ela se veste e se comporta. Liderados por Chastity Pariah (Edie McClurg), eles fazem forte oposição à presença de Elvira na localidade.

O segundo problema é Vincent Talbot (William Morgan Sheppard), um tio de Elvira que não herdou nada, mas deseja obter de qualquer maneira um “livro de receitas” que também foi herdado por Elvira, que dará a ele imensos poderes para fazer os mais variados feitiços.


E é com esse verdadeiro festival de clichês que Elvira foi uma das maiores surpresas dos anos 80 e um dos maiores sucessos da Sessão da Tarde. Nem em termos estéticos e nem em narrativos Elvira envelheceu. E nem a atriz. Lésbica assumida, continua linda aos 70 anos e ainda vive das glórias de sua personagem. Sua revista Playboy segue sendo objeto de desejo e um exemplar vale ouro. Trash cômico insuperável, Elvira mostra todo seu poder de cult movie quando alguém decide exibi-lo em alguma sessão especial.

A década de 80 ainda continua servindo muito em termos de Cultura Pop, e Elvira não poderia ter sido criado em outros tempos.

FICHA TÉCNICA

Título: Elvira, a Rainha das Trevas
Título original: Elvira, Mistress of the Dark
Direção:  James Signorelli
Data de lançamento: 30 de setembro de 1988

Italo Morelli Jr.

One thought on “Do Fundo da Estante: Elvira, a Rainha das Trevas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.