O Corvo [Resenha Literário]

O Corvo é um clássico do Edgar Allan Poe, autor conhecido pelo seu estilo gótico sombrio e por temas como loucura e sobrenatural. Embora já tivesse experimentado o prazer de ler seus contos, meu primeiro contato com o poema foi nessa edição bilíngue da Faro e foi algo bem especial, uma vez que fazia tempos que não lia poesia.
Allan Poe em seu ensaio A Filosofia da Composição em 1846, afirma que O Corvo é uma forma de mostrar que é possível fazer literatura como exercício, sem inspiração emocional, pensando nas regras decomposição métrica. O poema é bastante musical, com linguagem estilizada e uma atmosfera sobrenatural, bem típico do autor com um corvo falante que visita um homem. O protagonista é um estudante que lamenta a ausência de sua amada Lenore e o corvo colabora para o transtorno do personagem ao ficar repetindo “Nunca Mais” que aparece ao final de cada estrofe.

É interessante notar que o narrador parece piorar ao longo do poema, ficando mais transtornado à medida que avança com as palavras. O poema faz referência a elementos clássicos, folclóricos, mitológicos e religiosos, tendo a figura central do corvo que dialoga com o sobrenatural, com o sombrio, com o macabro, considerado “o pássaro do diabo”. A obra de Poe é inspirada em Barnaby Rudge: A Tale of the Riots of Eighty, de Charles Dickens e esteticamente no poema Lady Geraldine’s Courtship, de Elizabeth Barrett.
Me agrada bastante as edições bilíngues, traduzir poemas, manter o significado e manter as métricas, aliterações, sonoridade, é uma tarefa árdua demais, bastante difícil, mas Thereza Christina fez um ótimo trabalho e ter o poema original ao lado facilita bastante a comparação. Vale lembrar que autores como Machado de Assis, Fernando Pessoa, Jorge Wanderley, Alexei Bueno e tanto outros também enfrentaram o desafio de traduzir o clássico do Poe, com ótimos resultados, cada um à sua maneira. E além de ser uma edição bilíngue as ilustrações são perfeitas para cada momento do poema, bem macabras, deixando a experiência ainda melhor.
FICHA TÉCNICA
Título: O Corvo
Autor: Edgar Allan Poe
Onde Comprar: Amazon
 

Michele Lima

4 thoughts on “O Corvo [Resenha Literário]

  • 10 de fevereiro de 2021 em 19:42
    Permalink

    Essa edição está PER-FE-I-TA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Eu já li alguns trabalhos do Poe, mas não esse, acredita?
    Beijos
    Balaio de Babados

    Resposta
  • 11 de fevereiro de 2021 em 01:50
    Permalink

    Oi, Mi! Tudo bom?
    Toda vez que releio O Corvo eu fico mais fascinada e curiosa e querendo entender mais da mente sombria do Poe. A Máscara da Morte Rubra ainda é minha história favorita dele, mas esse é bom demais!

    Beijos, Nizz.
    http://www.queriaestarlendo.com.br

    Resposta
  • 11 de fevereiro de 2021 em 05:22
    Permalink

    Olá,
    Eu só li um conto do autor na época da facul e já estou ansiosa pra esta leitura.
    Quando chegou aqui babei e muito nessa edição, está belíssima.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!