Pistas Submersas [Resenha Literária]

Eu demorei pra terminar Pistas Submersas, acho que eu não estava preparada para uma trama tão complexa. Dei uma pausa e quando voltei fiquei bem envolvida na trama.
Pistas Submersas é o primeiro livro de uma série de suspense muito bem detalhada da autora Maria Adolfsson, diferente, inclusive, do que estou acostumada a ler do gênero, devido ao fato de ter uma narrativa mais lenta e descritiva. O lado positivo é que a autora não tem pressa para desenvolver a protagonista Karen Hornby que evolui bastante ao longo da trama e nem pra descrever o lugar em que se passa a história, Doggerland, uma nação formada por grande extensão de terras, mas a atualmente a maior parte submersas, das quais restaram apenas três ilhas, localizada em algum lugar entre o Reino Unido e os países nórdicos.
Na manhã seguinte ao grande festival das ilhas de Doggerland, norte da Escandinávia, a detetive Karen Hornby acorda em um quarto de hotel com uma ressaca gigantesca, junto com seu chefe Jounas Smeed e para piorar a situação, eles acordam com a morte brutal da ex-esposa dele. Agora a protagonista é o álibi do maior suspeito de assassinato e não pode contar pra ninguém, afinal, ele é seu superior, ou pelo menos era, já que agora Jounas fica afastado e ela está no comando.
Aos poucos vamos juntos com a protagonista descobrindo os mistérios do assassinato, já que a vítima tem muito segredos. Por isso a história também se remete a década de 70, como parte de um complexo quebra cabeça. Em quase 400 páginas a história se arrasta um pouco para nos envolver com o lugar e nos fazendo sentir como se estivéssemos mesmo em Doggerland e também com a protagonista que vive em uma ambiente profissional extremamente machista, daí a grande empatia que tive por Karen, que aliás, é um personagem forte e inteligente. Também achei interessante Sigrid, filha de Jounas e sua relação com a protagonista e os pais.
Pistas Submersas por vezes nos apresenta momentos mais lentos, detalhados, passo a passo de uma investigação difícil, mas os capítulos são curtos, o que ajuda bastante na leitura, sem contar a reviravolta, que ao menos, pra mim, foi surpreendente, me senti muito bem enganada!
FICHA TÉCNICA
Título: Pistas Submersas
Autora: Maria Adolfsson
Onde Comprar: Amazon
 
Michele Lima

One thought on “Pistas Submersas [Resenha Literária]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!