Do Fundo da Estante: A Lista de Schindler

O ano de 1994 foi um dos mais importantes para o diretor Steven Spielberg. Na cerimônia do Oscar ele conquistou 10 estatuetas, sendo 3 para o estrondoso Jurassic Park e mais 7 pelo colossal A Lista de Schindler, um dos maiores retratos sobre o nazismo.
A história real do alemão Oskar Schindler (Liam Neeson, ótimo), comoveu o mundo. Ele viu na mão-de-obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra e com sua forte influência dentro do partido nazista, conseguiu as autorizações e abriu uma fábrica de panelas. O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso, se transformou em um dos maiores casos de amor à vida da história, quando Oskar abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus, em plena luta contra o extermínio alemão.
A Lista de Schindler foi filmado num belíssimo p&b e nos moldes de um cinema clássico, porém atualizado, sem os excessos do melodrama da antiga Hollywood e com uma linguagem mais moderna. Não fosse assim, o repugnante personagem nazista Amon Goeth (Ralph Fiennes, assustador), não poderia ser tão cruamente retratado. Revisitando suas raízes judaicas, Spielberg realiza aqui o seu projeto mais pessoal e talvez por isso o mais arrebatador. Vai da tensão já treinada em Tubarão (1975) ao drama de Império do Sol (1987) com perfeição. Com o trio de intérpretes formado por Liam Neeson, Ben Kingsley e Ralph Fiennes à frente, o projeto ganhou mais força do que se tivesse nomes mais comerciais. 
Em nenhum momento A Lista de Schindler força pra ser didático, seu retrato de uma época tenebrosa que jamais deve ser esquecida e que ronda nosso presente é daqueles que deveriam ser obrigatório em todas as escolas e lares. Se o holocausto não tivesse acontecido, o roteiro seria uma das peças de filme de terror mais impactantes do cinema. Mas infelizmente, tudo e muito mais retratado dos seus quase 200 minutos aconteceu, resultando no extermínio de mais de 6 milhões de judeus. Há quem não considere o trabalho mais bem acabado do diretor, mas isso pouca importa – nada consegue diluir a importância histórica de A Lista de Schindler, nem sua força e nem seu impacto. É o tipo de cinema que pode mexer com a cabeça de toda uma geração, gerar debates e promover mudanças sociais por tempo indeterminado.
FICHA TÉCNICA
Título: A Lista de Schindler
Título Original: Steven Spielberg
Direção: Schindler’s List
Data de lançamento: 31 de dezembro de 1993
Italo Morelli Jr. 

3 thoughts on “Do Fundo da Estante: A Lista de Schindler

  • 14 de novembro de 2021 em 16:07
    Permalink

    Oi Italo! Este filme é sempre bem recomendado e ainda quero poder conferir, já li muitas obras sobre o tema e apesar de pesado, acho muito válido saber mais sobre este período trágico da História. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    Resposta
  • 15 de novembro de 2021 em 13:49
    Permalink

    Olá, Italo.
    Eu gosto muito de leituras que se passam durante a Segunda Guerra. Mas esse filme eu ainda não consegui assistir. De uma época para cá eu procuro filmes mais leves para assistir e sei que esse vai acabar comigo hehe.

    Prefácio

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!