Do Fundo da Estante: Os Suspeitos [Nostalgia]

Um filme simples, de orçamento modesto e com um dos roteiros mais originais já escritos, Os Suspeitos tem uma história intrigante e complexa cuja conclusão está longe de ser óbvia e que também não deixa pistas sutis durante a projeção. Quando a peça final do quebra-cabeça se encaixa, ficamos diante de um dos maiores plot twist de todos os tempos. A revelação da identidade do temido Keyser Söze deixa o espectador sem palavras e consciente de caiu num truque muito bem arquitetado pelo roteirista Christopher McQuarrie, que merecidamente levou um Oscar pra casa.
Fora a reviravolta, o filme tem a maior parte da narrativa contada em uma sequência de flashbacks do deficiente Verbal Kint (interpretado com brilhantismo por Kevin Spacey, que venceu o Oscar de ator coadjuvante) enquanto o incansável policial Dave Kujan (Chazz Palminteri, excelente) tenta conseguir dele uma importante confissão. Klint é o único sobrevivente de um grupo de criminosos formado por McManus (Stephen Baldwin), Fenster (Benicio del Toro), Hocknay (Kevin Pollack) e liderados por Keaton (Gabriel Byrne) – todos em seus melhores momentos na carreira até hoje. 
A história começa seis semanas antes na cidade de Nova York, quando Verbal e os outros quatro criminosos são detidos. Nenhum deles é formalmente acusado e há indícios de que Keaton foi direto antes da batida policial. Mas antes de serem libertados, os cinco tramam um plano para se vingarem do corrupto Departamento de Polícia de Nova York e tentar ganhar uma grande soma de dinheiro no processo, roubando um contrabandista de jóias protegido por policiais e vazando notícias do envolvimento da polícia para a imprensa. 
Os cinco criminosos vão para Los Angeles se esconder após o assalto em Nova York, mas lá são atraídos para outro roubo que não deve envolver assassinato, só que infelizmente esse roubo de L.A. dá muito errado. Enquanto Verbal narra essa carnificina e as consequências, o policial Kujan recebe uma denúncia de um de seus colegas de que há um sobrevivente retirado da água perto dos destroços carbonizados do navio. A testemunha está gravemente queimada e não fala inglês, mas insiste em dizer que o homem responsável pela destruição de vidas e propriedades no navio se chama Keyser Söze.
Mas quem é Keyser Söze? Ele orquestrou a formação policial em Nova York? A carga do navio é droga ou não é? Por que Verbal sobreviveu ileso enquanto os outros não? 
O diretor Brian Synger nunca mais realizou um trabalho como este, só aqueles X-Men que nem merecem ser lembrados. Ele extraiu atuações antológicas de todo o elenco e não é exagero dizer que Kevin Spacey e Benicio Del Toro “nasceram” aqui. O clima de filme noir, com externas noturnas, casa totalmente com a trama policial regada com muito mistério.
Já pode ser chamado de clássico.
FICHA TÉCNICA
Título: Os suspeitos
Título Original: The Usual Suspects 
Diretor: Brian Synger
Data de lançamento no Brasil: 19 de abril de 1996
Nota 5/5

Italo Morelli

3 thoughts on “Do Fundo da Estante: Os Suspeitos [Nostalgia]

  • 14 de agosto de 2020 em 21:50
    Permalink

    Mais um filme clássico para conferir. Confesso que só conhecia o Brian por X-Men kkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    Resposta
  • 21 de agosto de 2020 em 20:41
    Permalink

    Parece ser um filme forte e intenso. Esses dias vi um filme bem violento, Resgate, já viu?

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. Mesmo em férias, o blog tem alguns posts novos. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!