A Casa [Resenha do Filme]

A Netflix mostrou repetidamente seu interesse no cinema espanhol desde o lançamento do filme Sete anos em outubro de 2016, e outros títulos que temos que reconhecer que não obtiveram o sucesso que Klaus teve em seu lançamento. 
Pouco mais de quatro meses se passaram desde a estréia de Klaus até a chegada do novo filme espanhol da Netflix. Refiro-me A Casa, o novo trabalho dos irmãos Pastor, no qual eles apostam totalmente no suspense em que mergulham na mente perturbada de um homem que viveu dias melhores e que inicia uma estranha amizade com um jovem mais novo, homem esse que vive atualmente em seu apartamento anterior.
A Casa é um filme que conta com o talento de Javier Gutiérrez, ator que se tornou referência no cinema espanhol, graças à sua capacidade de brilhar em vários tipos de personagens. Desta vez, ele tem oportunidade de mostrar o seu lado mais obscuro, para demonstrar como a atitude de um homem que foi abandonado pela sorte tenta se manter de pé depois de perder o emprego.
Os primeiros 15 minutos do filme parecem projetados para nos fazer sentir um pouco de pena dele, pois ele é simplesmente alguém tentando se recuperar de uma sequência de derrotas. Gutiérrez sabe refletir muito bem tudo o que o personagem precisa assimilar, a deterioração gradual associada ao fato de que toda esperança de um futuro melhor está desaparecendo passo a passo.
Tudo isso é bem apoiado pelo uso de músicas compostas por Lucas Vidal e até pelo simples toque de uma torneira mal fechada. Lá eles poderiam ter optado perfeitamente por uma explosão do ator, mas isso não ocorre, e o que vemos nos dá a visão de um longa poético. 
No entanto, aqui ele não entra na vida de outras pessoas e depois se torna uma ameaça óbvia. Javier é muito mais inteligente e sibilino, e ele está discretamente cavando um buraco em si mesmo, fazendo tudo o que está ao seu alcance para fazer com que pareça natural, e poderia perfeitamente parecer assim, se assim fosse.
É uma transformação progressiva, sublinhada por momentos específicos, como quando eles nos mostram algo sobrecarregado pelas mensagens de publicidade bem-sucedida. É então que sua invasão da privacidade de outras pessoas dá um passo irreversível que não para até o final do show.
A primeira metade pode não ser magistral, mas é uma maneira mais do que notável de nos apresentar tudo o que o protagonista está passando e o que o leva a entrar em contato com a pessoa que mora em seu antigo apartamento. É como se para ele fosse uma representação do sucesso perdido e ele sente que é realmente ele e não seu novo “amigo” que merece essa vida de sucesso.
Obviamente, os irmãos Pastor sabem como garantir que os eventos não se apressem e o filme mantém um ritmo lento, alinhado com o progresso de seu protagonista. Vemos aqui um homem tentando recuperar algo que não é seu e ele fará de tudo para conseguir. 
Vemos um filme estimulante e divertido, com um ritmo fluido e um ótimo trabalho de seu protagonista. Recomendo para quem gosta de suspenses e longas com altas reflexões vivenciais. 
Você estaria disposto a ter qualquer atitude para recuperar algo que perdeu? 
FICHA TÉCNICA
Título: A Casa
Título Original: Hogar
Direção: Àlex Pastor e David Pastor
Data de lançamento na Netflix: 27 de março de 2020
Nota: 4/5
Netflix
Natália Silva

4 thoughts on “A Casa [Resenha do Filme]

  • 8 de abril de 2020 em 16:13
    Permalink

    Olá,
    Até acho interessante essas produções da Netflix
    Mas vi um filme espanhol deles outro dia e não gostei muito
    Quando minha internet melhorar vou dar uma chance a esse, apesar da expectativa baixa

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    Resposta
  • 8 de abril de 2020 em 21:44
    Permalink

    Esse filme é top

    Beijos
    Segredosdamarii.blogspot.com

    Resposta
  • 9 de abril de 2020 em 12:26
    Permalink

    Olá, Natália.
    Como não sou muito de assistir filmes eu nunca me atento de onde é, diretor essas coisas. E esse não chamou tanto assim a minha atenção para que eu venha assisti-lo.

    Prefácio

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!