Como Treinar O Seu Dragão [Crítica do Filme]

Como treinar o seu dragão

Trazer para o mundo “real” um universo que conquistou milhões através da animação é, sem dúvida, um dos grandes desafios de Hollywood. E é essa a missão que o live-action de Como Treinar o Seu Dragão assume, tentando transformar a magia do desenho de 2010 em carne, osso… e escamas. Com direção de Dean DeBlois, o mesmo responsável pela trilogia animada feita pela DreamWorks, o filme busca manter a essência da história, mas enfrenta as armadilhas de toda adaptação.

O grande acerto do longa está na fidelidade emocional à obra original (que, por si só, é uma adaptação literária de mesmo nome). A relação entre Soluço e Banguela continua sendo o coração pulsante da trama, transbordando química e emoção. Mason Thames, no papel de Soluço, entrega uma atuação competente, sensível, equilibrando a insegurança do personagem e sua coragem de maneira convincente. Nico Parker, como Astrid, também se destaca, trazendo força, presença e carisma na medida certa. Já os personagens coadjuvantes são mais alívios cômicos narrativos, mas têm sua importância para a condução da trama.

Contudo, um dos maiores destaques, senão o maior, fica com Gerard Butler como Stoico, pai de Soluço e líder da ilha de Berk. O ator, conhecido pelo seu papel de Leonidas em 300 (2006), guia sua experiência espartana à mitologia viking com primor.

como treinar o seu dragão

Outro ponto que merece destaque são os efeitos visuais. O design dos dragões, especialmente de Banguela, impressiona, pois consegue transmitir o terror diante dessas criaturas que cospem fogo e, ao mesmo tempo, suas sensibilidades. O trabalho da equipe de CGI conseguiu um equilíbrio quase perfeito entre realismo e expressividade. As sequências de voo são visualmente deslumbrantes, com enquadramentos que valorizam a grandiosidade das paisagens. Porém, em algumas tomadas de aproximação, o fundo verde tende a ficar com pouco processamento.

O live-action de Como Treinar o Seu Dragão é uma carta de amor aos fãs da franquia. DeBlois entrega a mesma essência em um grande espetáculo visual, com coração, emoção e aventura. Funcionando muito bem como uma nova porta de entrada para esse universo e para os fãs antigos, oferecendo a magia de ver Berk ganhar vida.

FICHA TÉCNICA

Título: Como Treinar O Seu Dragão 
Título Original: How to Train Your Dragon
Direção: Dean DeBlois
Data de lançamento: 07 de junho de 2025
Universal Pictures

Lucas Venancio

One thought on “Como Treinar O Seu Dragão [Crítica do Filme]

  • 9 de junho de 2025 em 10:50
    Permalink

    Parece ser um live action bem fofo de ser acompanhado.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas de Filmes Para o Fim de Semana Dorama: Uma Família Inusitada
Dicas de Filmes Para o Fim de Semana Dorama: Uma Família Inusitada