Um encantamento delicado [Resenha Literária]
Quando vi a Editora Seguinte anunciar o lançamento de Um encantamento delicado, logo fiquei super curiosa e doida para ler. Isso porque vi que a história é inspirada na Regência britânica, sem contar que eu amei a capa. E por se tratar de uma romantasia, melhor ainda.
O livro começa com a protagonista Niamh Ó Conchobhair saindo de sua cidade e a caminho de Avaland. Ela recebe um convite para ser alfaiate de Kit Carmine, irmão do príncipe regente, que vai se casar. Como ela quer mudar a sua vida e dar uma vida melhor para sua mãe e avó, ela aceita a tarefa.
“Seu avô morreu lutando contra os avaleses para garantir que você tivesse uma vida aqui em Machland. Você e sua magia são o que aqueles monstros tentaram destruir, e não conseguiram. E agora você quer usar sua arte para fazer roupas para eles? Eu nunca vou me recuperar dessa vergonha.”
Porém, quando Niamh chega a Avaland, ela descobre que a cidade está longe de ser o paraíso que ela imaginava. Primeiro, pela atitude de vossa alteza Kit Carmine, que não gosta dela logo de cara; segundo, está acontecendo uma revolução pela parte dos Machleses e terceiro, não menos importante, mesmo o noivo sendo arrogante, ela se sente atraída por ele.
Mesmo com tudo isso acontecendo, Niamh decide focar em seu trabalho e em produzir o melhor guarda-roupa para o príncipe Kit. Afinal de contas, sua família depende dela.
No entanto, quando Niamh e Kit se aproximam, ela percebe que o príncipe não é tão arrogante assim. Aos poucos, eles vão tendo uma amizade que acaba se transformando em algo mais profundo.
Confesso, que me chamou mais atenção na história desde o começo, foi a autora ter colocado personagens que possuem magia. Tanto Niamh como Kit tem magia correndo em seus sangue. A magia de Niamh lhe permite costurar emoções e memórias nas roupas que cria. Então, toda vez que ela fazia uma roupa para o príncipe, essa roupa transmitia uma emoção diferente.
Não vou falar da magia de Kit e de outros personagens, para não dar spoiler, mas posso dizer que a autora criou o seu universo de forma bem criativa. Adorei o modo em que a autora introduziu a realeza em sua história, realista e mais humana.
Além disso, o enredo também tem um certo mistério para descobrir quem é o colunista chamado Lovelace que sabe de muitas coisas da realeza e da sociedade. Ele publica em uma coluna sobre todos os acontecimentos de Avaland.
De modo geral, Um encantamento delicado foi uma leitura muito gostosa de fazer. Adorei bastante essa romantasia do começo ao fim. Super indico para quem gosta de uma fantasia com muito romance e quem tenha realeza na história. Garanto, que vocês vão amar a maneira que Niamh vê o mundo.
FICHA TÉCNICA
Título: Um encantamento delicado
Autora: Allison Saft
Editora Seguinte / Companhia das Letras
Ariane de Freitas