Anatomia de uma queda [Crítica do Filme]

 

Quando a diretora francesa Justine Triet recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes e a única informação que eu tinha era que Anatomia de uma Queda era um filme de tribunal, jamais imaginei que fosse um filme tão moderno, tão ágil e tão bom de assistir. O roteiro é tão bem escrito e a edição de imagens é tão bem feita que suas duas horas e meia de duração passam voando.

A questão é:  a escritora alemã (Sandra Hüller, espetacular) matou ou não Samuel (Samuel Theis), seu marido francês?

Morando em uma bela casa isolada na neve com o filho de 11 anos, Daniel (o estupendo Milo Machado Granier), o casal de escritores Sandra e Samuel tem suas vidas dissecadas durante o julgamento que vai decidir se a morte dele foi acidente, suicídio ou assassinato. 

O excelente texto é recheado de tantas informações e situações que a narrativa se torna quase um episódio da série Missão Impossível.

A atuação de Sandra Hüller (indicada ao Oscar de melhor Atriz) nos faz torcer por sua inocência e ao mesmo tempo ter a certeza de que ela é culpada – inclusive o final aparentemente fechado ainda nos deixa com dúvidas – méritos não só dos diálogos afiados como da interpretação dúbia de Sandra, que parece manipular todos à sua volta e o telespectador também.

Vale destacar também o cachorro Messi, um Border Collie que recebeu o prêmio Palm Dog pelo papel em Anatomia de uma Queda. Messi interpreta Snoop, companheiro de Daniel que tem deficiência visual!

Justine Triet está de parabéns pela direção e roteiro desta obra-prima! Anatomia de uma queda é fácil, fácil, um dos melhores filmes de 2023 e que merece todos os prêmios possíveis!

FICHA TÉCNICA

Título: Anatomia de uma queda
Título Original: Anatomie d’une chute
Direção:  Justine Triet
Data de lançamento: 25 de janeiro de 2024
Diamond Films

Italo Morelli Jr.

One thought on “Anatomia de uma queda [Crítica do Filme]

  • 5 de março de 2024 em 16:35
    Permalink

    Parece ser uma produção fabulosa e incrível.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 03 de fevereiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!