Do Fundo da Estante: The Day After – O Dia Seguinte

Há exatos 40 anos, 100 milhões de estadunidenses assistiram pela TV o filme que mudou até a opinião do então presidente Ronald Reagan sobre bombas atômicas e guerras nucleares.

Com duas guerras acontecendo hoje, The Day After será reexibido e divulgado numa campanha de conscientização sobre as consequências de um ataque nuclear, se bem que, perante uma bomba de hidrogênio, uma bomba atômica é praticamente um traque. Sim, voltamos a viver dias tensos.

Na década de 80, em Lawrence, uma pequena cidade próxima a Kansas City, o doutor Russell Oakes (Jason Robards, ganhador de dois Oscar consecutivos, por Todos os Homens do Presidente em 1976, e Julia em 1977) é chefe de cirurgia do hospital local e a família Dahlberg cuida dos preparativos para o casamento da filha mais velha. Paralelamente, o exército russo invade Berlim Oriental, o que cria uma crise entre a União Soviética e os Estados Unidos. Logo ambos os lados enviam seus mísseis nucleares, na intenção de vencer a guerra. Nos Estados Unidos um dos alvos é justamente Kansas City, onde estão armazenados dezenas de mísseis nucleares e onde residem os personagem da história.

Com ótimos efeitos práticos/especiais (tantos os visuais, quanto os de som), o diretor, roteirista e produtor Nicholas Meyer realizou um filme assustador, que detém até hoje o recorde de audiência da TV nos EUA, marcando a infância de muitos que ficaram apavorados com a possibilidade de tudo aquilo realmente acontecer.

Um tanto quanto ufanista e ao mesmo tempo  preciso na abordagem, The Day After ainda é bastante incômodo e seu clima angustiante funciona até hoje. Os personagens são defendidos por um talentoso elenco (entre eles, John Lithgow, JoBeth Williams e Steve Guttenberg) que transformam tipos estadunidenses comuns em figuras inesquecíveis, humanas.

O século XXI abriu com o ataque às Torres Gêmeas no dia 11 de Setembro de 2001, seguido da guerra ao terror, pandemia e atualmente vivemos duas guerras, sendo uma novamente envolvendo a Rússia, o que só fez crescer a possibilidade de ameaças nucleares. Por isso, The Day After ainda é tão atual, mesmo visto soba ótica de que os EUA não são as vítimas e nem a Rússia a vilã comunista. Muita coisa mudou nestes 40 anos e uma delas é todo mundo sabe que o país número 1 da economia mundial não está no topo há tanto tempo com as mãos limpas.

Última postagem de 2023, completando 5 anos de Do Fundo da Estante e 140 resenhas
Agradecemos a todos e todas pelo apoio
Até 2024!

FICHA TÉNICA

Título: The Day After – O Dia Seguinte
Título Original: The Day After 
Direção: Nicholas Meyer
Data de Lançamento: 20 de novembro de 1983 (EUA)

Italo Morelli Jr. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!