Procura-se um Namorado [Resenha Literária]

Procura-se um namorado foi um livro que eu cheguei a ler algumas resenhas e o coloquei na minha lista de desejados na Amazon. Até que eu ganhei de presente de aniversário e com o anúncio do lançamento do segundo volume, pela Editora Paralela, resolvi começar a minha leitura. Sendo bem sincera, não estava esperando que iria gostar tanto assim de Oliver e Luc.

O romance começa com Luc O’Donnell numa festa à fantasia, onde ele está um pouco bêbado. O protagonista tenta uma pequena interação com outro homem, o que não acaba muito bem. Ao ir embora ele tropeça e cai de cara numa poça de água. Um acontecimento normal, mas ele acaba nos tabloides ingleses de novo. Luc é filho de duas estrelas do rock, com isso, ele é uma das subcelebridades preferidas dos jornais. Principalmente porque sua vida amorosa é um desastre e as pessoas sempre vendem história dele para as revistas.

Ao chegar no seu trabalho ele descobre que sua conversa com o cara da festa mais sua queda na saída foram parar numa revista e novamente tudo foi descrito de uma forma totalmente diferente do que foi realmente. O que Luc não esperava era que teria que bolar um plano para salvar o seu emprego, já que muitos patrocinadores do seu serviço estão retirando a sua doação por causa da “má” conduta de Luc.

Após uma ideia de seu colega de trabalho, Luc resolve arranjar um namorado bom de mentira, assim a sua reputação vai melhorar. E é aí que entra Oliver Blackwood, parente de uma das amigas do protagonista e o oposto dele. Oliver é advogado, vegetariano e basicamente alérgico a qualquer tipo de escândalo. Eles não têm nada em comum, a única coisa que os  aproxima é a necessidade de acompanhantes para eventos.

Luc precisa desfilar com Oliver até a sua reputação melhorar e Oliver precisa de Luc para uma festa da família. Os personagens começam a interagir e irem aos lugares juntos, para poderem passar uma imagem de um namoro real e assim, percebem que mesmo sendo diferentes, eles fazem bem um ao outro.

“O que eu não esperava, porém  era como aquilo tudo faria com que eu me sentisse bem, seguro e no lugar certo.”

Luc tem autoestima baixa, sempre que tenta se envolver emocionalmente com alguém, essa pessoa o acaba traindo de alguma forma ou ele mesmo sabota o relacionamento. Além disso, apesar de ter um relacionamento bom com a mãe, ele não tem um relacionamento com o pai, o que o deixa com mais traumas.


No decorrer da leitura, Luc vai melhorando o seu modo de vida e suas atitudes, ele quer mostrar para Oliver que ele não é tudo o que o pessoal fala dele.

“Chega um ponto em que a gente já ouviu tanto “o problema não é você, sou eu” que começa a suspeitar que o problema pode ser, de fato, você mesmo.”

Oliver vai aos poucos se soltando mais, sendo mais amoroso. É um personagem que por fora parece frio, mas na verdade é um fofo. E a forma que ele trata o Luc chega ser lindo de ver. Se me encantei de imediato com Oliver, Luc me agradou mais no decorrer da história e na reta final ele me conquistou totalmente.

Nunca tinha lido nada de Alexis Hall e sendo bem sincera, eu adorei Procura-se um Namorado. O enredo é cheio de críticas sagazes sobre a sociedade, o preconceito e ao sistema. Durante toda a minha leitura precisei do meu marcador de texto para poder marcar passagens que me fizeram refletir.

Para finalizar, quero dizer que Procura-se um Namorado é um dos melhores romances LGBTQIAP+ que eu já li. Só não chega a perfeição completa porque queria muito que a história tivesse um ponto de vista do Oliver. Iria amar saber mais dos pensamentos dele. Tirando esse detalhe, eu mais que indico a leitura e já irei começar a continuação Esse é para Casar.

FICHA TÉCNICA

Título: Procura-se um namorado
Autora: Alexis Hall
Editora Paralela / Companhia das Letras
Onde Comprar: Amazon

 

Ariane de Freitas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+
Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+