As Aventuras de Pinóquio [Resenha Literária]

Nada como ler o original! Sempre tive vontade de conferir As Aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi e foi uma experiência bem diferente de conferir o clássico da Disney! Em alguns momentos se aproxima mais do live action do Guillermo del Toro, mas a leitura consegue ser ainda melhor!

A edição da Zahar traz uma ótima introdução da obra que nos avisa que a princípio o final de Pinóquio não seria tão bom assim, mas que depois convenceram o autor a continuar a história e não deixá-la com um final tão traumático. Ainda sabendo disso, foi inevitável a surpresa de ver o Pinóquio sendo esfaqueado duas vezes e enforcado em uma árvore. Macabro demais até para adultos, imagem para crianças!

A história se difere muito daquela contada pela Disney, o Grilo Falante no desenho me parece uma personagem bem mais interessante, já o Geppetto original é bem impulsivo! Tal como o próprio Pinóquio que é desobediente ao extremo e passa por duras lições ao longo da história. Vemos os personagens da Disney na obra, mas em sequências e importâncias distintas.

Collodi constrói uma história muito rica, com diferentes interpretações e que atinge públicos distintos também. Embora Pinóquio seja uma criança e a moral da história de ser obediente estar sempre presente, outros temas como violência, solidariedade, importância da família, bondade e educação também aparecem na obra, sempre com suas marcas históricas. 

Em suma, a obra clássica de Carlo Collodi tem trechos mais pesados e outros com situações típicas de um protagonista criança. É uma fantasia cheia de lições, com capítulos curtos e de fácil leitura! Recomendo!

FICHA TÉCNICA

Título: As Aventuras de Pinóquio
Autor: Carlo Collodi
Clássicos Zahar / Companhia das Letras
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+
Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+