Top 5: Filmes com Samuel L. Jackson 

Nascido a 21 de Dezembro de 1948 em Washington, Samuel Leroy Jackson é filho único e cresceu no Tennessee e se formou em artes dramáticas em 1972 na Riverside High.

Jackson é o ator/produtor/dublador mais prolífico da história do cinema, com os filmes que participou lucrando, no total, mais de US$ 7,1 bilhões de dólares nos Estados Unidos. Mundialmente, os filmes que ele participou lucraram US$ 16,7 bilhões, num total de 203 produções até hoje. 

5. Duro de Matar 3 (1995)

Um ano após a consagração com Pulp Fiction, Samuel ainda era o coadjuvante de luxo mais requisitado em Hollywood. Aqui ele praticamente divide o protagonismo com Bruce Willis e o vilão interpretado por Jeremy Irons nesta ótima terceira parte da franquia. 

4. Os Oito Odiados (2015)

Neste jamais admitido remake western de O Enigma de Outro Mundo (1982) Tarantino deu a Samuel um memorável protagonista que infelizmente não foi reconhecido com uma estatueta do Oscar na lamentável edição Oscar so White de 2016, onde dos 20 indicados, nenhum era negro. Samuel interpreta o Major Marquis Warren, personagem chave em mais um ótimo roteiro do mestre Tarantino. 

3. Jackie Brown (1997)

Com quase 50 anos de idade, Samuel finalmente teve seu primeiro protagonista na carreira. Não por falta de talento ou esforço, mas por conta do racismo onipresente, ora explícito e ora velado da indústria do cinema. Pela segunda vez dirigido por Quentin Tarantino (cujo roteiro é adaptado e não é sua criação) Samuel conquistou o Urso de Prata no Festival de Berlim e uma indicação ao Globo de Ouro por sua magistral interpretação de um traficante de drogas, mas ficou de fora do Oscar. 

2. Febre da Selva (1991)

Sua atuação aqui é tão impressionante que obrigou o Festival de Cannes a criar o até então inédito prêmio de ator coadjuvante. Nesta saga de amor inter-racial, Samuel faz um parceria de ouro com Halle Berry, ambos interpretando personagens sofridos e marginalizados. E, de novo, o Oscar fez que não viu. 

1. Pulp Fiction (1994)

Simplesmente o melhor papel de sua carreira, eclipsando os protagonistas John Travolta e Bruce Willis. Sua presença em cena como o guarda-costa matador Jules Winfield é marcante, seus olhares são fulminantes e seus diálogos os melhores – os quais ele profere com sua voz ameaçadora. A indicação ao Oscar veio na categoria coadjuvante, enquanto John Travolta com um papel menor, porém igualmente marcante, concorreu como ator principal. Até hoje Pulp Fiction mantém seu poder de fogo, entre outras qualidades, graças a atuação inspirada deste gigante chamado Samuel L. Jackson.

Italo Morelli Jr.

One thought on “Top 5: Filmes com Samuel L. Jackson 

  • 14 de novembro de 2022 em 19:56
    Permalink

    Eu gosto demais dessa ator, já vi vários filmes dele, e tô boba aqui de só ter visto UM filme dessa lista! Preciso assistir os outros!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+
Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+