Top 5 Angela Bassett 

Com mais de trinta e cinco anos de carreira, Angela Evelyn Bassett nasceu em 16 de agosto de 1958 na cidade de Nova York. Cresceu em St. Petersburg e com a ajuda de uma bolsa acadêmica se matriculou na Universidade de Yale. Em 1980, ela recebeu seu bacharelado em estudos afro-americanos pela Universidade de Yale e em 1983 obteve o título de Mestre em Belas Artes pela Yale School of Drama. Foi lá que lá que conheceu seu marido, Courtney B. Vance, formado em 1986 pela Escola de Teatro.

Começou em pequenos papéis em The Cosby Show (1984) e Spenser: For Hire (1985), mas só a partir de 1990 chamou a atenção dos críticos após vários filmes e séries de TV.

05. Música do Coração (1999)

Neste belo drama dirigido por Wes Craven (com quem já havia trabalhado em O Vampiro no Brooklyn), Angela se destaca, mesmo com Meryl Streep sendo a protagonista. Interpretando inicialmente a antagonista diretora da escola onde a personagem de Meryl ensina violino, a personagem de Angela cresce e torna-se sua aliada conforme a história se desenvolve. Sem dúvidas, uma parceria de milhões.

04. Falando de Amor (1995)

Em mais uma tentativa de fazer da saudosa Whitney Houston uma estrela de cinema, Falando de Amor é uma simpática dramédia romântica com quatro protagonistas femininas negras, no qual todas estão muito bem. Angela, lógico, tira bom proveito de sua personagem. Usando cabelos curtinhos, ela está bela e merecia aqui outra indicação ao Oscar.

03. Pantera Negra 2 – Wakanda pra Sempre (2022)

Interpretando a rainha Ramona pela segunda vez, Angela aproveitou o crescimento da personagem e se tornou o grande destaque do filme. Com seu porte de rainha, beleza e energia de sobra aos 64 anos de idade, ela vai além do que se espera de um intérprete num filme de ação e vem sendo novamente cotada para o Oscar.


02. American Horror Story – Coven (2013)

Pode-se dizer que este foi seu primeiro grande papel, vinte anos depois de Tina, conquistando até uma indicação ao Globo de Ouro. Sua personagem novamente é inspirada em alguém real, mas como se trata de uma série de TV cheia de realismo fantástico e terror, temos aqui muita liberdade poética. Trata-se de Marie Laveau, mais conhecida como a Rainha do Vodu, uma ocultista estadunidense, considerada a mais influente praticante de vodu no estado estadunidense de Louisiana.

01. Tina (1993)

Numa das maiores injustiças do Oscar e num trabalho de reprodução acompanhado de perto pela própria Tina Turner, Angela podia ter sido a primeira atriz negra a levar a estatueta de Melhor Atriz, mas infelizmente perdeu pra Holly Hunter, impecável no belíssimo O Piano.

Angela não canta, mas brilha muito dublando, dançando e atuando com uma forma dramática impressionante. Não é fácil interpretar uma artista tão grandiosa que estava ali avaliando tudo de perto. A cinebiografia de uma das maiores intérpretes de rhythm n’ blues de todos os tempos, é um filmaço imperdível e Angela sempre será aclamada por este trabalho.

Espero que tenham gostado e apreciem a maravilhosa Angela Bassett!

Italo Morelli Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+
Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+