O Castelo Animado [Resenha Literária]

O castelo animado é meu filme preferido do Hayao Miyazaki, inclusive um dos meus preferidos da vida, um conto de fadas maravilhoso! E eu não achava que o livro teria o mesmo impacto, mas eu estava enganada, foi uma experiência excelente, intensa, divertida, repleta de magia e ótimos personagens. Estou apaixonada pela escrita da Diana Wynne Jones

Sophie Hatter tem três irmãs e é a filha mais velha. Depois da morte de seu pai, sua madrasta acredita que não poderá sustentar todas as meninas e manda cada uma para um lugar para trabalhar. Lettie foi para um café famoso, Martha foi ser discípula de uma feiticeira, só que as duas acabam trocando de lugar, o que acaba até dando muito certo. Já Sophie fica na chapelaria ajudando a madrasta com a loja. Enquanto as irmãs vão se encaixando na nova vida, Sophie se descobre uma ótima designer de chapéus, mas completamente apática à vida, o que preocupa as irmãs.


Um dia, a Bruxa das Terras Desoladas entra na chapelaria de Sophie e como vingança de algo que ela não entende, a transforma em uma senhora. Sem ter para onde ir, Sophie acaba encontrando o Castelo Animado que estava nas redondezas e passa a viver com o mago Howl, seu discípulo Michael  e o demônio do fogo Calcifer. Howl é um figura completamente emblemática, mesmo tendo encontrado Sophie no seu estado normal e ter se interessado por ela, ele não tem ideia de quem é aquela senhora com mania de limpeza no seu castelo, mas a relação dos dois é excelente. Sophie não pode contar sobre seu feitiço pra ninguém, faz parte da maldição e Calcifer não pode falar do seu contrato com Howl, os dois tentam se ajudar, já que o demônio quer ser livre. Já Howl se envolve em um grande problema, o rei quer que ele encontre o seu irmão desaparecido e ele precisa fugir constantemente da Bruxa das Terras Desoladas. Temos ainda o Mago Suliman que está desaparecido, um espantalho estranho e um homem-cão. Todas as histórias estão intercaladas.

Não existe de fato um romance, na verdade, a relação de Sophie e Howl é desenvolvida bem aos poucos e quando chega no final é bem perceptível o relacionamento dos dois. Howl é mulherengo e tem um motivo para isso. Calcifer é um demônio esperto e Michael um bom aprendiz. Diana Wynne Jones constrói cenários incríveis dentro do castelo que têm diversas portas que dão a lugares diferentes, temos também o castelo do Rei, a casa da família de Howl e a cena maravilhosa em que Sophie e Michael tentam pegar uma estrela cadente.


Com uma escrita bem envolvente, Diana Wynne Jones nos leva para uma aventura leve, cheia de magia e fantasia. Um verdadeiro conto de fadas. Agora posso dizer que o filme é tão bom quanto o livro. 

FICHA TÉCNICA

Título: O Castelo Animado
Autora: Diana Wynne Jones
Grupo Editorial Record / Editora Record
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima

2 thoughts on “O Castelo Animado [Resenha Literária]

  • 11 de setembro de 2022 em 14:09
    Permalink

    Oi Mi! Eu comprei o box depois de ver o filme e espero que a obra escrita seja tão encantadora quanto sua versão animada. Foi um dos melhores filmes de anime que vi.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    Resposta
  • 14 de setembro de 2022 em 16:30
    Permalink

    Parece um bom entretenimento. Gostei bastante.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!