Estante Trash: A Maldição de Samantha

Um dos clássicos trash que foi hit das vídeo locadoras na década de 80. O mestre Wes Craven nunca decepciona e mesmo quando o orçamento é quase irrisório, ele entrega o máximo que pode. O pôster/capa do VHS já era um atrativo por si só, mas infelizmente foi trocado por outra imagem quando lançado em DVD.

Wes pegou o roteiro de Bruce Joel Rubin, inspirado no conto Friend, de Diana Henstell, e fez a sua versão trash 80’s de Frankenstein. O curioso é Maldição de Samantha ter feito sucesso entre o público Infantojuvenil, que ajudou com divulgação boca a boca entre os colegas de escola. A lembrança que se tem atualmente é absolutamente nostálgica, considerando o contexto da época. Visto hoje, a mistura de terror e suspense com toques de ficção científica, pode provocar risos involuntários na atual geração pós-internet que não faz questão nenhuma de um remake – cuja ideia nunca foi descartada.

Paul Conway (Matthew Labyorteaux), um pequeno gênio da ciência, chega à uma pacata cidadezinha estadunidense para estudar formas de inteligência artificial na universidade local. Uma de suas realizações de alta tecnologia chama-se “Bee-Bee”, seu incrível robô de estimação, dotado até de voz. E uma de suas novas amigas é a encantadora vizinha Samantha, interpretada pela bela Kristy Swanson. Após a morte acidental de Samantha pelo pai abusivo (Richard Marcus), Paul, tal qual um moderno Dr. Frankenstein, decide reviver Samantha através dos seus experimentos, aproveitando partes do robô que fora destruído pela rabugenta vizinha sra. Elvira (a sempre ótima Anne Ramsey, de Jogue a Mamãe do Trem) – inesquecível e quase cômica a já clássica cena do confronto entre ela e a nova Samantha. Kristy Swanson faz um tipo semelhante a Carrie de Stephen King, lembrando que Sissy Spacek se inspirou no Nosferatu do ator Max Schreck para compor as expressões corporais da adolescente paranormal.

O título nacional sugere algo de sobrenatural, quando na verdade não há maldição nenhuma na história, o que deu munição para os youtubers de plantão se esbaldarem na zoeira. Se não está entre os melhores trabalhos do diretor Wes Craven, A Maldição de Samantha ainda habita a memória dos cinéfilos que o conferiram na época do lançamento

FICHA TÉCNICA

Título: A Maldição de Samantha
Título Original: Deadly Friend
Direção: Wes Craven
Data de lançamento: 30 de Abril de 1987

Italo Morelli Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!