Angelina Purpurina Decola [Resenha Literária]

Mais um volume de Angelina Purpurina, dessa vez mais dramático e também mais engraçado!

Pra quem não conhece a história, Angelina é uma garotinha que sofre na mão dos irmãos pentelhos, mas nunca deixa nada barato. Esperta, sincerona e adora o sabor limão, bem como Pedro Quindim, personagem recorrente nas histórias e protagonista da primeira deste volume. 

Em Assinado Angelina P. acompanhamos a protagonista escrevendo uma linda carta de amor para Quindim no seu aniversário, mas curiosamente o menino a ignora, partindo o coração da coitada da Angelina. No entanto, ela acha muito estranho a atitude de Quindim e vai investigar o que aconteceu. 


Na segunda história, Pimpim, é onde temos um verdadeiro drama. Sua melhor amiga, Catarina, tem um coelhinho e pede para Angelina cuidar dele, já que ela vai viajar no fim de semana. Sabendo que os pais colocariam algum empecilho, a protagonista leva o coelho pra casa sem contar nada a ninguém, mas é claro que é descoberta e o pior, os irmãos passam a ter acesso ao bichinho e aprontam todas com o coitado. Eu senti o desespero de Angelina nessa história.

Por fim temos Decolando, onde a avó Purpurina leva Angelina e os dois irmãos para ficar na casa de uma amiga em frente ao mar. A garotinha tem dificuldade de se divertir no lugar, já que seus irmãos a impedem de brincar com eles, mas Angelina entra em um concurso musical com a sua avó e as coisas mudam bastante.


O que mais gosto das histórias de Fanny Joly é que ela consegue contar situações bem comuns na idade de Angelina, com realidade e humor, além disso, a protagonista sempre se vinga dos irmãos, o que é bem divertido de acompanhar. Também é possível perceber um certo amadurecimento da personagem, o que me agrada bastante.

Angelina Purpurina Decola é um volume rápido, leve, descontraído, direcionado ao público infantojuvenil, mas encantador para todas as idades.

FICHA TÉCNICA

Título: Angelina Purpurina Decola
Autora: Fanny Joly
Ilustrador: Rona Badel
Faro Editorial / Milk Shakespeare
Onde Comprar: Amazon  

Michele Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!