Gente Ansiosa [Resenha Literária]

Quando Gente Ansiosa foi lançado eu li muitas críticas positivas da obra e me animei para conferir. Não tinha muita ideia do que encontrar, mas sabia que a história dos reféns era boa! Não me decepcionei em absoluto, uma das melhores leituras do ano.

“Esta é uma história que fala de uma ponte, de idiotas, de um drama de reféns e de uma visita a um apartamento à venda”. E claro é a história de um assalto a banco sem dinheiro, de amor e toda a complexidade da vida.”

Não sabemos quem narra a história e nem quem é o assaltante do banco, mas temos muitas informações sobre todos os personagens, no presente, no passado e no final da história até sobre o futuro deles. Precisando pagar o aluguel para manter a guarda das filhas, uma pessoa desesperada assalta um banco de dinheiro online, na confusão sai correndo e entra em um prédio com um apartamento à venda. Lá, ela faz um grupo muito esquisito de reféns. Durante toda a trama temos Jim e Jack, pai e filho, pegando o depoimento dos reféns para saber o que aconteceu, já que o assaltante sumiu! Jack não quer que a polícia de Estocolmo interfira em seu caso, fez de tudo para lidar com a situação dos reféns e agora quer descobrir onde ele falhou.


A princípio achei que o título era uma brincadeira com os leitores porque a enrolação dos reféns nos depoimentos me deixou mega ansiosa, uma pergunta simples e eles faziam um enorme devaneio. Jack é um policial muito paciente! E cada refém tem uma história interessante de vida! O casal Anna-Lena e Roger são aposentados e compram imóveis para reformar e revender. Estelle perdeu o marido e não sabe o que fazer da vida. Julia e serão mães e estão apavoradas com a ideia, Zara é uma senhora amarga que trabalha em um banco. Sem contar Lennart um ator vestido de coelho que aparece no meio de tudo isso!

Uma ponte é um dos pontos centrais da história, Jack viu um suicídio por lá e Zara quase viu outro, isso os transforma bastante. E também faz com que o livro tenha o alerta para gatilhos porque por mais leve que o autor deixe a história, alguns temas são bem sensíveis.


À medida que o grupo de reféns fica no apartamento junto com a atrapalhada pessoa que assalta o banco, vamos conhecendo bem aos poucos a história de cada um, repleta de reviravoltas. Aqui os estereótipos são desconstruídos com muita inteligência. E também colhemos Jack e Jim, filho e pai também envoltos em seus dramas familiares. 

A história dá voltas e voltas, mas no decorrer entendemos os motivos e tudo fica bastante claro encaixado, sem pontas soltas. E com um final bem bonito que me emocionou bastante. É um drama, mas tem alívios cômicos e uma pitada de policial. Sem dúvida uma história bastante original. 

FICHA TÉCNICA

Título: Gente Ansiosa
Autor: Fredrik Backman
Editora Rocco
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima

One thought on “Gente Ansiosa [Resenha Literária]

  • 3 de maio de 2022 em 23:10
    Permalink

    Olá,
    Também li por esses tempos e considero uma das melhores leituras do ano – até o momento.
    Amei a maneira leve e direta que ele abordou a saúde mental. E, nossa, salvei muito quote!
    Quero muito ler mais do autor.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.