Monstros da Cracóvia [Crítica da Série]


Alex (Barbara Liberek) é uma jovem mulher assombrada pelo próprio passado. Para reverter a sua situação, ela decide se unir a um professor misterioso e seu grupo de estudantes para investigar atividades paranormais e enfrentar demônios arrepiantes. Para quem gosta de um bom mistério envolvendo demônios e lendas, Monstros da Cracóvia é uma boa pedida, a trama que envolve crenças eslavas, monstros antigos e divindades sanguinárias veio com um roteiro pronto para amantes do gênero. 

O foco da série está em Alex, uma jovem estudante de medicina do primeiro ano que tenta um novo recomeço e respostas para o seu passado. Logo ela é aceita em um grupo especial um tanto peculiar comandados pelo patologista Professor Zawadzki. Porém, ao invés dos estudos convencionais, cada um do grupo parece ter uma habilidade paranormal, visões do futuro, leitura da mente, entre outras habilidades. Especialistas na mitologia local mostram a Alex que suas visões do passado e pesadelos não são algo comum. 

A série não deixa a desejar no quesito fantasia! Em uma mistura de animação com atores bem caracterizados, a produção deixa sua marca nesse terror paranormal. E apesar dos episódios de uma quase 1 hora, a trama não enrola muito, aos poucos vai desenvolvendo os mistérios que envolvem Alex. No entanto, não deixa muito claro como surgiu esse grupo de alunos e o motivo de estarem caçando demônios antigos, talvez numa possível segunda temporada essas informações possam parecer. 

Culturas locais sempre chamam a minha atenção e a série trabalha com carinho as crenças e rituais antigos oferecidos aos deuses daquela região. Particularmente, adoro séries ou filmes que narram mitologias diferentes e contam sobre a história da cidade e suas peculiaridades. A série não é um terror paranormal cheio de “jumpscare”, é bem pontual na sua proposta e deixa bem claro o seu objetivo ao longo dos episódios: tentar impedir um deus maligno de trazer o caos na terra.

Encaro essa produção como uma aventura cheia de fantasias sombrias e aterrorizantes, de fato eu recomendo essa pra quem gosta de conhecer um pouco mais sobre divindades de outros povos. 

Além de contar com a atriz Barbara Liberek como a intérprete de Alex, assim como o ator Andrzej Chyra como o responsável por viver o Professor Zawadzki, o elenco da série Monstros de Cracóvia é formado por Malgorzata Bela, Kaja Chan, Magdalena Kolesnik, Anna Paliga, Barbara Liberek, Stanislaw Cywka, Maja Chan, Julia Wyszynska, Malgorzata Gorol, Mateusz Górski, Malgorzata Rozniatowska, Stanislaw Linowski, entre outros. A direção ficou por conta de Kasia Adamik e Olga Chajdas, enquanto o roteiro da série é assinado por Gaja Grzegorzewska, Magdalena Lankosz, e Anna Sienska.

Disponível até o momento na Netflix.

Everton

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.