Ataque dos Cães [Crítica do Filme]

A diretora neozelandesa Jane Campion prova neste Ataque dos Caes que ainda é um nome fundamental na Sétima Arte. Doze anos depois de seu último trabalho, Brilho de uma Paixão (2019), Campion, que foi a primeira mulher a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes por O Piano (1993), adapta para o cinema o best seller The Power of the Dog de Thomas Savage, lançado em 1967.
A exemplo de Os Imperdoáveis (1992) de Clint Eastwood, Campion desconstrói o gênero western ao abordar os dramas pessoais dos personagens e fazer um profundo estudo psicológico de cada um deles.
A trama acompanha os irmãos Phil (Benedict Cumberbatch) e George (Jesse Plemons), ricos proprietários da maior fazenda de Montana. Enquanto o primeiro é brilhante, mas cruel, o segundo é pura gentileza. Já adultos, continuam dormindo no mesmo quarto e nas mesmas camas desde que eram crianças. Os pais foram expulsos do lugar por Phil, que se sentia atrapalhado por ele nos negócios da fazenda. Quando George secretamente se casa com a viúva local Rose (Kirsten Dunst), Phil entra em rota de colisão com o casal, porém Peter (Kodi Smith-McPhee), filho de Rose, é quem será o inesperado empecilho para Phil.
Visual e tecnicamente impecável, Ataque dos Cães vai render comparações com muitos outros filmes que vieram depois do livro, como o já citado Os Imperdoáveis e Precisamos falar sobre o Kevin, de 2011, ao mesmo tempo que evoca a tensão dos clássicos Matar ou Morrer (1952) e Johnny Guitar (1954) no sentido da tensão psicológica e sexual e até o homoerotismo (aqui de forma velada) de Brokeback Mountain. O quarteto de atores está muito bem, conduzido com mão firme por Jane Campion. Quase trinta anos depois do belo, denso e erótico O Piano, a diretora de 70 anos de idade se mostra bem conectada a linguagem cinematográfica atual, graças também ao livro cujos temas são atemporais.
Um bom trabalho que vai dividir opiniões com seu final criativo.
Trailer
FICHA TÉCNICA
Título: Ataque de Cães
Título Original: The Power of the Dog
Direção: Jane Campion
Data de lançamento: 1 de dezembro de 2021
Netflix
Italo Morelli Jr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!