Do Fundo da Estante: Loucademia de Polícia

Lançado em plena onda da comédia besteirol nos anos 80, Loucademia de Polícia foi o start de uma franquia de sete filmes, nenhum superior a este primeiro que gerou até uma série animada e brinquedos licenciados. Visto hoje, várias piadas e diálogos são politicamente incorretos, então é melhor vê-lo (ou revê-lo) com um olhar oitentista. Tem também um pouco de nudez feminina que era de praxe nesse tipo de comédia com o intuito de atrair o público masculino mais voltado filmes de ação. Business.
Tudo isso é compensado por um roteiro pra lá de bacana e personagens bem variados, muito bem defendidos por um elenco carismático que torna o resultado final bastante original.
O destaque sem dúvida é o ator Michael Winslow, que consegue fazer centenas de efeitos sonoros com a própria voz, rendendo as cenas mais engraçadas. O protagonista Mahoney (Steve Guttenbrg) fazia o típico bom moço sem ares de galã, cuja personificação máxima foi sem dúvida o hoje veterano Tom Hanks. Se não tinha o mesmo talento cômico que Hanks, pelo menos se consagrou com o personagem, reconhecido até hoje pelos fãs.
Não é a toa que os números de audiência eram altos sempre que era exibido na tv aberta, mesmo transitando entre a Globo e o SBT – é bom rir um pouco das instituições dos EUA, vide o sucesso de Borat.
Na trama, uma prefeita (Ruth Sisberg) resolve recrutar candidatos sem a menor qualificação para combater uma onda de crimes na cidade. É óbvio que depois de muitas confusões, tudo dá certo no final e com um time de personagens tão legais, várias continuações eram questão de tempo.
Apesar do fraco A Ladra (1987) com Whoopi Goldberg, o diretor Hugh Wilson seguiu em frente nos anos 90 e conseguiu um outro sucesso, O Clube das Desquitadas (1996) onde reuniu o impagável trio Diane Keaton, Bette Midler e Goldie Hawn.
Recentemente (antes da pandemia) Steve Gutemberg declarou que um 8° filme estava a caminho ao invés de um remake. Milagre.
FICHA TÉCNICA
Título: Loucademia de Polícia
Título Original: Police Academy
Direção: Hugh Wilson
Data de lançamento: 16 de abril de 1984
Italo Morelli Jr. 

2 thoughts on “Do Fundo da Estante: Loucademia de Polícia

  • 28 de novembro de 2021 em 15:02
    Permalink

    Oi Italo! Eu já fiquei com um sorriso no rosto ao ver a postagem! Eu amava essa série de filmes e aqui com minha mãe ficamos nostálgicas ao ler seu texto. Deu até vontade de rever. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+
Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+