Especial Halloween – Inverno de Sangue em Veneza

Se existe um filme de terror elegante, misterioso, inquietante, sombrio e arrepiante, este é Inverno de Sangue em Veneza (Don’t Look Now – 1973). Adaptado de uma obra da escritora Daphne DuMaurier (Os Pássaros) e sempre lembrada nos Top Ten de melhores filmes de terror da história do cinema, o longa é uma impecável realização do diretor britânico Nicolas Roeg e mantém o seu brilho, mesmo após 45 anos de sua estréia. 
Isso se deve a sua impecável construção de climas, as locações muito bem utilizadas em Veneza, a perfeita dosagem de ocultação e revelação dos mistérios e as atuações precisas de Donald Sutherland e Julie Christie. Eles interpretam um casal que se muda para Veneza após a trágica morte da filha pequena. Em um restaurante conhecem duas irmãs de meia idade, sendo uma delas cega e vidente que diz ter visto o espírito da filha. A partir deste ponto, o longa é uma construção finamente arquitetada para o inesquecível e apoteótico final. Durante toda a projeção, várias pistas revelam curiosos detalhes que fazem todo o sentido no final.
As vilas escuras de Veneza, os coadjuvantes misteriosos e uma atmosfera tétrica constante fazem com o que o espectador fique completamente imerso na narrativa – é preciso ficar atento a cada detalhe, pois além de não ser um filme de sustos fáceis, ele também não entrega tudo claramente. Auxiliada por uma excelente e inteligente edição de imagens, a emblemática cena de sexo entre os protagonistas é tão natural que levantou suspeitas de ter sido real, mas os atores sempre negaram. Outras cenas antológicas, foram tão bem pensadas que permanecem fixas em nossas mentes mesmo após o final – muitas influenciaram não só alguns trabalhos do diretor italiano Dario Argento, mas também filmes mais recentes, cujos realizadores assumem sem problemas a inspiração.
Uma verdadeira aula de cinema, Inverno de Sangue em Veneza sabe como instigar nossa imaginação e emoções sem nunca manipular ou entediar, elementos fundamentais que fizeram dele um clássico que não tem data de validade.
FICHA TÉCNICA
Título: Inverno de Sangue em Veneza
Título Original: Don’t Look Now 
Diretor: Nicolas Roeg
Nota: 5/5

Italo Morelli

6 thoughts on “Especial Halloween – Inverno de Sangue em Veneza

  • 6 de outubro de 2018 em 12:24
    Permalink

    Oi, Italo!
    Eu não sou muito de filmes de terror, mas fiquei interessada em conferir esse..
    Beijos
    Balaio de Babados

    Resposta
  • 7 de outubro de 2018 em 00:50
    Permalink

    Olá,
    Parece ser um ótimo filme. Amo terror e amo Veneza.
    Espero curtir também!

    até mais,
    Nana e Leticia – Canto Cultzíneo

    Resposta
  • 7 de outubro de 2018 em 03:50
    Permalink

    Não gosto de filmes de terror, mas gostei de ver uma indicação diferente dos típicos clichés 🙂

    MRS. MARGOT

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!