Cartas Secretas Jamais Enviadas [Resenha Literária]

Para falar sobre Cartas Secretas Jamais Enviadas é necessário voltar em Março de 2015, quando Emily Trunko decidiu começar o tumblr Dear My Blank (CLIQUE AQUI), uma página na internet que reunia cartas anônimas nunca enviadas, aos poucos milhares de pessoas passaram a enviar suas cartas, obtendo destaque na mídia e apoio.
Com isso Emily decidiu reunir algumas dessas mensagens, organizar em temas e assim nasceu Cartas Secretas Jamais Enviadas, o livro conta com mensagens anônimas de toda parte do mundo, mensagens de corações partidos, problemas familiares, cartas para si mesmo, para o mundo, agradecimentos e outros. 
Esse livro é um incentivo aos amores não declarados, ressentimentos não esclarecidos e todo sentimento omitido, diga o que precisa ser dito, mesmo que anonimamente. 
As mensagens vão desde algumas linhas, até cartas realmente intensas e cheias de sentimentos, capazes de deixar um nó na garganta do leitor ao se colocar no lugar da pessoa que se sentou na frente do computador, transbordou tudo o que estava sentindo e pensando, sem poder ou conseguir contar para alguém próximo. 
As artes da obra completam o clima das mensagens que nunca chegarão ao destinatário, dando um ar mais forte e lembrando o leitor que está lendo segredos profundos e sentimentos em seu estado mais puro de cada um dos autores.
Mesmo contendo mensagens tão densas, é impossível não correr pelas páginas, imaginar qual será a próxima mensagem ou se identificar com algumas, entre suspiros pesados é fácil finalizar a leitura em uma hora. 
Esse foi o segundo projeto de Emily, Últimas Mensagens Recebidas foi sua primeira coletânea, também publicado pela Companhia das Letras, e também derivado do tumblr, onde anonimamente recebia últimas palavras de amizades, relacionamentos e até mesmo vidas. 
Através do site, que contém as mensagens publicadas no livro e milhares de outras, ou do e-mail é possível enviar sua carta, ou cartas, ela pode ser escrita em qualquer língua, pode ser a foto de uma carta escrita à mão, e ela será publicada na página online.
FICHA TÉCNICA
Título: Cartas Secretas Jamais Enviadas
Autora: Emily Trunko
Nota: 4/5
Onde Comprar: Amazon

Rafaela Alves

25 thoughts on “Cartas Secretas Jamais Enviadas [Resenha Literária]

  • 2 de maio de 2018 em 03:30
    Permalink

    Gostei da resenha Rafaela. Pude perceber que se trata de um livro intenso, onde os sentimentos são praticamente palpáveis devido ao seu conteúdo real. Beijo!

    http://www.newsnessa.com

    Resposta
  • 2 de maio de 2018 em 05:31
    Permalink

    Oi, Rafa

    Eu li Últimas Mensagens Recebidas e foi uma leitura que me fez muitíssimo bem. Eu estava passando por um perio muito ruim e ele me ajudou real. Com certeza quero conferir Cartas Secretas Jamais Enviadas.

    Beijocas
    – Tami
    http://www.meuepilogo.com

    Resposta
  • 2 de maio de 2018 em 06:18
    Permalink

    Uau! É assim que preciso começar.

    Agora posso dizer: Oi, Mi. Tudo bem?

    Sinceramente, estou meio chocada com o que este livro porque ainda não sabia de sua existência. Escrever cartas, para mim, é algo tão pessoal, tão seu que imagino que eu não conseguiria publicar nem anonimamente.
    Como você falou, o leitor tem que se lembrar de que está lendo segredos de uma pessoa e não são simples segredos porque o que envolve sentimento é sempre muito profundo. Justamente por isso fiquei meio chocada com o projeto da autora e realmente adorei. Já quero lê-lo.

    Como você já deve ter percebido, amei a resenha e muito obrigada pela dica.

    Beijos,
    Magia é Sonhar

    Resposta
  • 2 de maio de 2018 em 13:11
    Permalink

    Oi Rafaela!
    Que interessante a proposta desse livro. Além de lindo deve ser rapidinho de ler. Vou procurar saber mais sobre ele!
    Beijos!

    Mais Uma Página

    Resposta
  • 2 de maio de 2018 em 13:59
    Permalink

    Amei a ideia do livro!
    Não conhecia o projeto e me interessei muito.
    Eu sempre escrevi muitas cartinhas, a vida inteira, e muitas não enviei.
    Então me identifiquei demais.
    Já anotei para comprar!

    Beijooos

    http://www.casosacasoselivros.com

    Resposta
  • 2 de maio de 2018 em 15:40
    Permalink

    Oi, Rafa! Tudo bom?
    Eu vi vários unboxings desse livro pelo Instagram e capa e premissa me chamaram bastante a atenção. Que projeto interessante! Adoro quando uma obra compila vivências e histórias de diferentes pessoas vivendo diferentes tipos de situação. Parece um livro bem diferentão, vou procurar com certeza!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br

    Resposta
  • 2 de maio de 2018 em 18:09
    Permalink

    Olá…
    A edição deste livro está incrível, né? Já li Cartas Secretas Jamais Enviadas e gostei demais… é um livro marcante, emocionante, de alto teor reflexivo e que vou guardar comigo por toda a minha vida. É um livro real, sincero e que mostra que nunca estamos sozinhos… Recomendo de olhos fechados pra todo tipo de leitor!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 3 de maio de 2018 em 01:21
    Permalink

    Oi Rafaela, ainda ontem, li uma resenha deste livro e achei a ideia incrível, já fiquei até imaginando as cartinhas que eu já quis escrever mas que não teria coragem de enviar.
    Já adicionei este livro aos meus desejados.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 3 de maio de 2018 em 13:40
    Permalink

    Oi Rafaela,

    Que ideia maravilhosa!
    Confesso que não conhecia essa iniciativa da autora, mas achei maravilhosa.
    Todos temos alguma história de amor, algum sentimento guardado ou amor mal resolvido… genial!

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    Resposta
  • 3 de maio de 2018 em 18:49
    Permalink

    Essa foi minha ultima leitura e eu me apaixonei pela obra, fiquei desejando o outro projeto dela, que parece ser ainda mais emocionante que este em questão. Adorei as fotos, transmitiram bem a beleza da obra.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 3 de maio de 2018 em 19:37
    Permalink

    Deve ser emocionante ver todas essas cartas/histórias, saber que a maioria delas nunca vão ser entregues ao seu destinatário… Fiquei mais que interessada em ler elas pois tenho certeza que algumas delas tocará meu coração. Amei como elas foram expostas, toda arte gráfica realmente me parece incrível e de muito bom gosto. Enfim, espero ter a oportunidade de ler e de gostar o tanto que você gostou.

    Beijos

    http://ventoliterario.blogspot.com.br

    Resposta
  • 4 de maio de 2018 em 13:49
    Permalink

    Olá, tudo bem?

    Não conhecia esse livro, achei interessante isso, das cartaz serem reais. É um modo de as pessoas colocarem suas dores pra fora dem serem julgadas, curti o projeto. Não sei como me sentiria lendo, porque, como você disse, é a leitura de segredos reais.

    Beijo!

    Resposta
  • 4 de maio de 2018 em 19:51
    Permalink

    ja ouvi muita gente resenhas sobre esse livro e todas disseram que é uma boa leitura esta na minha lista para uma em proxima leitura
    bj
    BLOG♥ Coisas da bueno

    Resposta
  • 8 de maio de 2018 em 01:12
    Permalink

    Estou maravilhada com esse livro, que projeto gráfico lindo e a ideia das cartas é mto apaixonante e acho que vou me emocionar mto qdo for ler.
    Amei a capa e a ideia de publicação, com certeza um livro pra ler e sentir.
    Já quero!!

    Resposta
  • 8 de maio de 2018 em 19:01
    Permalink

    Olá!
    Adoro esse formato de leitura que o livro traz com cartas e mensagens. Quero muito conhecer esse livro, certamente vou me emocionar e tirar boas mensagens para refletir.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    Resposta
  • 9 de maio de 2018 em 11:01
    Permalink

    Eu li o outro livro, Ultimas Mensagens recebidas e morri de chorar e acho que terei a mesma reação com este aqui, por isso já sei que terei que ler. Sem falar da diagramação que está linda demais.
    Beijos

    Resposta
  • 9 de maio de 2018 em 14:22
    Permalink

    Hey,
    Estou muito ansiosa para comprar e ler esse livro, pois adoro essas obras com mensagens/cartas que retratam os mais variados sentimentos e fiquei muito curiosa para saber como vou me sentir em relação a isso. Gostei de você ter dito que, apesar de as mensagens serem densas, é impossível não desejar ler a próxima carta.
    Acho que esse livro é exatamente o que preciso no momento.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    Resposta
  • 9 de maio de 2018 em 15:28
    Permalink

    Olá! Acredito que todos nós já tivemos mesmo, vontade de escrever tudo que estávamos sentindo e pensando pra algum desconhecido ler, e assim desabafar um pouco. Da mesma maneira que já lemos algo assim, e que também nos identificamos. Adoraria ler! Parece mesmo emocionante!

    Bjoxx ~ http://www.stalker-literaria.com/

    Resposta
  • 10 de maio de 2018 em 01:33
    Permalink

    Oi, tudo bem?
    Eu estou bastante ansiosa para ler esse livro. Achei a proposta incrível e acredito que seja uma leitura muito intensa e emocionante. Acredito que a gente sempre guarde alguns sentimentos e tenha dificuldade de expressá-los, mas é tão importante desabafar e demonstrar o que sentimos.
    Adorei sua resenha e fico feliz que tenha gostado tanto da leitura. Espero ler em breve, pois acredito que seja realmente emocionante.
    Beijos!

    Resposta
  • 10 de maio de 2018 em 13:54
    Permalink

    Olá, eu já tinha visto esse projeto e fiquei super impressionada com as quantidades de cartas que ela recebeu.

    Achei a diagramação do livro sensacional e fiquei super curiosa para saber a fundo o que tem escrito aí.

    Beijos

    Resposta
  • 13 de maio de 2018 em 21:20
    Permalink

    Oi,
    eu soube dos projetos a partir dos livros publicados pela Companhia e confesso que achei genial. Amei "Últimas mensagens recebidas" e estou louca para ler este também, não tenho dúvida de que esta leitura proporciona uma variedade sem tamanho de sentimentos e emoções, já senti na pele com o primeiro e quero muito repetir a dose, além disso esta edição está magnífica, um capricho só.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    Resposta
  • 13 de maio de 2018 em 22:20
    Permalink

    Oie!
    Acabei de acessar o tumblr, e se esse livro for como a página dela, eu já quero ler pra ontem! Parece ser um ótimo livro de cabeceira, para ler uma mensagem de cada vez, com calma, e absorver todo o sentimento nela.

    Resposta
  • 14 de maio de 2018 em 16:02
    Permalink

    Olá, tudo bem?
    Simplesmente encantado pelo livro, a ideia foi sensacional assim como as mensagens contidas nele. Visitei a página da autora, e decidi que preciso do livro o quanto antes.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!