Robô Selvagem [Crítica do Filme]
Minha categoria preferida do Oscar é a de animação e esse ano (como quase sempre) está repleto de filmes maravilhosos! Será uma grande surpresa se Divertida Mente 2 ganhar competindo com Robô Selvagem e Flow.
Chris Sanders já nos deu Lilo & Stitch e Como Treinar seu Dragão, mas agora com a DreamWorks nos presenteia com Roz, um robô com inteligência artificial em uma história bastante comovente!
Robô Selvagem é uma adaptação do livro de Peter Brown que mistura O Gigante de Ferro com a história do Patinho Feio e o resultado é bem bonito. No filme vamos acompanhar Roz, um robô que foi criado para servir a humanidade, mas cai em um lugar totalmente selvagem. Roz tenta se adaptar ao ambiente e durante um acidente um ninho é destruído. A robô estipula como tarefa cuidar do único sobrevivente, Bico-Vivo, um filhote de ganso. O tempo passa e com a ajuda da esperta raposa Astuto, Roz se torna uma mãe para Bico-Vivo, ignorando o seu sistema interno, criando sentimentos e laços com a nova família que cria.
Mais uma prova que Roz ganhou sentimentos é a preocupação dela com os outros animais, mesmo que eles não tenham feito nada de bom para ela! Em um determinado momento existe uma clara referência à arca de noé ao colocar diversos animais em um mesmo lugar, não para salvar de um dilúvio, mas sim de uma tempestade de neve.
Robô Selvagem traz elementos bem clichês, mas que ainda encantam. Temas como maternidade/paternidade, família e pertencimento são debatidos durante a animação. A união da família disfuncional entre Roz, Astuto e Bico-Vivo é sem dúvida o ponto principal da história, que comove bastante ao longo de toda a história.
A dublagem brasileira é excelente e conta com Rodrigo Lombardi, Gabriel Leone, a experiente Elina de Souza e Vicente Alvite. Já na americana tem atores famosos como Lupita Nyong’o, Pedro Pascal, Mark Hamill, Catherine O’Hara, entre outros.
Candidato ao Oscar de melhor animação, Robô Selvagem é um filme para ser apreciado em qualquer idade.
FICHA TÉCNICA
Título: Robô Selvagem
Título Original: The Wild Robot
Direção: Chris Sanders
Data de lançamento: 10 de outubro de 2024
Universal Pictures
Michele Lima
Parece ser uma animação grandiosa. Fiquei com vontade de assistir.
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 19 de janeiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia