Dan Dan Dan [Crítica do anime]
Dan Da Dan é um anime adaptado do mangá homônimo de Hiroshi Seko que estreou fazendo burburinho e muito sucesso! É uma história que mescla ficção científica e terror, com ótimos personagens, disponível na Netflix e Crunchyroll!
Momo Ayase é uma adolescente que um dia ajuda seu colega de escola, Ken Takakura (apelidado de Okarun), de uns valentões e eles começam a conversar. Então surge uma grande discussão entre eles, já que Momo (que vem de uma família de médiuns) acredita em fantasmas, mas nega a existência de alienígenas, e Okarun acredita em alienígenas, mas nega a existência de fantasmas.
Em uma aposta para decidir quem está certo, Momo visita um hospital abandonado conhecido como local de Óvnis, e Okarun visita um túnel assombrado. Momo é atacada por um grupo de aliens que tentam abusar dela, o que acaba ativando seus chakras, que lhe dão habilidades psíquicas. Enquanto isso, Okarun é possuído por um espírito que toma conta de seu corpo e rouba seu pênis. Usando as habilidades de Momo e a forma possuída de Okarun, eles derrotam os inimigos juntos.
A partir desse evento, os dois se tornam parceiros e lutam contra espíritos da mitologia japonesa e alienígenas! A avó de Momo, Seiko, que é uma médium famosa, passa a ajudá-los, além da desmiolada Aira Shiratori e o amigo de infância de Momo, Jin Enjoji.
O anime é trabalhado em arcos e boa parte do enredo envolve o pobre do Okarun tentando recuperar seu pênis e seus testículos! A parte estética do anime é excelente e a trama envolve também muito humor e uma pitada de comédia romântica entre os protagonistas!
Algumas polêmicas cercam o anime, como por exemplo, a cena de quase estupro da Momo no primeiro episódio que merecia um alerta gatilho. A cena é aterrorizante, mas estamos falando de um anime com terror. O que não justifica é o ilustrador que redesenhou a cena de forma muito mais sexualizada e colocou nas redes sociais. Porém, de modo geral, pra quem já viu muito anime, Dan Dan Dan não choca em nada! Parte das reclamações em relação a animação é feita por gente que finge que adolescente não pensa em sexo.
Minha única crítica em relação a primeira temporada fica pelo último episódio que ficou com cara de ser de meio de temporada (embora tenha um ótimo gancho). No mais, Dan Dan Dan apresenta em enredo instigante, com uma boa fantasia, personagens bastante carismáticos, além da ótima abertura e encerramento. Ri e me diverti bastante com o anime!
Michele Lima