Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em questão de live-action, mas eu ainda sempre tenho expectativas quando se trata de Pixar! Divertida Mente 2 foi, pra mim, até melhor do que o primeiro!

Riley está crescendo e com a adolescência passa por muitas transformações e novos sentimentos! Então além da alegria, tristeza, nojinho, raiva e medo, ela passa a ter vergonha, inveja, tédio e ansiedade! Essa última ocupa um lugar importante no enredo.

Os novos sentimentos chegam repentinamente e deixam os antigos confusos, o fato é que Riley (Isabella Guarnieri na dublagem brasileira) está confusa. Ao participar de um acampamento de hóquei, ela descobre que suas melhores amigas vão mudar de escola, o que a deixa não só triste, mas também bastante ansiosa. Na tentativa de ter novas amigas, de ser querida, popular e entrar para o time de Hóquei, Riley acaba se afastando de suas velhas amigas e a ansiedade toma conta de tudo! 

Ansiedade (Tatá Werneck, muito bem escolhida para o papel) passa a ser a líder dos sentimentos e para controlar Riley despacha o antigo grupo liderado pela Alegria (Miá Melo) para onde estão os segredos. A metáfora de sentimentos reprimidos é muito clara, já que eles ficam espremidos em um pote. Alegria é incansável e sabe que a Riley pode mudar suas convicções e a percepção de si, assim ela e os outros partem numa jornada pela cabeça da protagonista, pelo fluxo de consciência, se deparam com chuvas de ideias, com os sarcasmo, entre outras coisas, na tentativa de voltar a ter controle das emoções da adolescente.


É incrível como apesar de ser previsível, o filme ainda consegue entregar bonitas emoções. É super compreensível que Riley tenha receios e fique ansiosa e confusa na nova fase da vida, mas a ansiedade, embora possa ser um sentimento positivo, se torna uma grande vilã quando descontrolada. E nunca pude deixar de rir com a Nostalgia (Sylvia Salustti) aparecendo em alguns momentos como um bom alívio cômico. 

Divertida Mente 2 é ousado, traz personagens diferentes dentro da cabeça de Riley e ao brincar com nossos piores sentimentos também nos mostra a necessidade de saber como usá-los. Eu como uma pessoa que sofre de síndrome do pânico queria que a minha ansiedade e medo ficassem sob controle sempre! Inclusive, todo mundo que já passou com uma psicóloga reconhece o momento que a Alegria cuida da Ansiedade.

Pixar e Disney mostram mais uma vez que continuam perspicazes em nos entregar boas animações para todas as idades! Capaz de ainda ter mais continuações, assim espero.

Vale lembrar que o filme tem duas cenas pós-créditos!

FICHA TÉCNICA

Título: Divertida Mente 2
Título Original: Inside Out 2
Direção: Kelsey Mann
Data de lançamento: 20 de junho de 2024
Disney

Michele Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Uma Família Inusitada Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino
Dorama: Uma Família Inusitada Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino