Uma Dose Diária de Sol [Crítica do dorama]

Que dorama lindo! E que história necessária! Uma das abordagens mais bonitas e sensíveis sobre saúde mental! Uma dose diária de sol está dublado e legendado na Netflix e vale muito a pena assistir!

Vamos acompanhar Jung Da-eun (Park Bo-young), uma enfermeira que foi transferida para a ala psiquiátrica e junto com ela aprendendo um pouco sobre os pacientes que ficam internados. Alguns temas como Transtorno de Borderline, Transtorno Afetivo Bipolar, esquizofrenia, depressão, suicídio, entre outros, são abordados na série. Por isso, fica o alerta de gatilhos!

Jung Da-eun é uma protagonista bondosa, com uma enorme paciência para lidar com todos os pacientes, mesmo quando eles a tratam mal. Ela é bastante esforçada no trabalho e é a que mais tem empatia por todos. Song Yoo-chan (Jang Dong-yoon) é seu melhor amigo desde a adolescência, mas saiu do trabalho e agora está ajudando no restaurante dos pais. Depois descobrimos o problema que o afeta e que o fez sair do emprego. Já Dong Go-geun (Yeon Woo-jin) é amigo de Yoo-chan e trabalha no Hospital com Da-eun como cirurgião Colorretal, ele se apaixona pela enfermeira e até esquece seu TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) quando está com ela. Temos também as outras enfermeiras do lugar e os médicos, o que nos dá ótimos coadjuvantes, como o Dr. Hwang Yeo Hwan (Chang Ryul) e a enfermeira Min Deul-re (Lee Yi Dam), que tem uma mãe péssima que só traz problemas para ela. Deul-re sofre tanto com dívidas e com sua autoestima por conta de sua mãe que ela se recusa a entrar num relacionamento com Hwang. Porém, o rapaz é incansável.

A série tem seus momentos de alívio cômico o que dá uma certa leveza em vários momentos, mas quando o plot do paciente Kim Seo Wan (Noh Jae Won) avança e a Da-eun descobre sua depressão, o dorama fica um tanto pesado em alguns momentos. O roteiro vai fundo na doença da protagonista e desenvolve muito bem o tema!

Com apenas 12 episódios, Uma dose diária de Sol se tornou uma das séries mais sensíveis sobre saúde mental que acompanhei nos últimos anos! Vale muito a pena conferir!

Michele Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!