Do Fundo da Estante: Contatos Imediatos do 3° Grau

Realização pessoal do diretor Steven Spielberg ou produção encomendada pela NASA para “preparar” a humanidade para o que viria?
Polêmicas à parte, Contatos Imediatos do 3° Grau (1997) é um belo produto da 7° Arte.

Fantasia e tensão e um pouco de drama pautam a história dos personagens estadunidenses (sempre eles…e por que eles, a gente sabe) às voltas com uma visita inesperada – ou nem tanto: uma nave extraterrestre que fará contato com a Terra, mais especificamente com os USA (sim, eles), porém o mundo todo estará envolvido.

Com apenas 30 anos, Spielberg faz aqui o que o tornou famoso, querido e premiado. Mostra paixão pelo cinema em cada take e se preocupa em envolver o público o máximo possível na narrativa, ainda que o assunto abordado não seja unânime.

Roy Neary (Richard Dreyfuss, de Tubarão) é um operário da rede de cabos numa cidadezinha dos EUA que, juntamente com outras pessoas simples como ele, experimenta um contato imediato de terceiro grau, testemunhando a presença de extraterrestres no céu. Após o evento que mudou a sua vida, a inexplicável visão de uma estranha imagem como a de uma montanha o perturba constantemente. Para o desespero de sua família, ele fica obcecado em descobrir o que aquela visão representa. Enquanto isso, bizarros acontecimentos estão ocorrendo ao redor do mundo. Agentes do governo passam a ter contatos imediatos de segundo grau descobrindo evidências físicas de visitas extraterrestres na forma de uma aeronave militar da segunda guerra mundial e de um navio militar desaparecido há décadas. Bastante perturbado, Roy continua a buscar a visão em uma área remota onde ele e os agentes seguem pistas que os levam ao local dos tais contatos imediatos de terceiro grau.


E nessa aventura pessoal de Roy (ou seria do próprio Spielberg, sempre um fascinado por Ufologia?), os anos 70 iam se aproximando do fim e a expectativa pelos anos 80, junto com a proximidade dos anos 2000, aguçavam ainda mais a curiosidade do ser humano pelo desconhecido.

Muitos outros filmes e séries que vieram a seguir beberam desta fonte. Apesar das limitações tecnológicas da época que tornam os efeitos visuais datados pros dias de hoje, a ideia central permanece encantadora pra quem gosta do assunto. E.T. (1982) do próprio Spielberg elevou ainda mais essa constatação.

Que Steven Spielberg é um mago do cinema, todos nós sabemos, mas se Contatos Imediatos do 3° Grau é um filme premonitório, só o tempo dirá.

FICHA TÉCNICA

Título: Contatos Imediatos do 3° Grau
Título Original: Close Encounters of the Third Kind
Direção: Steven Spielberg
Data de Lançamento no Brasil: 27 de fevereiro de 1978

Italo Morelli Jr. 

One thought on “Do Fundo da Estante: Contatos Imediatos do 3° Grau

  • 8 de agosto de 2023 em 10:16
    Permalink

    Um clássico! Assisti um tempo atrás. Steven Spielberg sempre manda bem nas suas produções.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!