Do Fundo da Estante: Filhos do Silêncio

Mesmo sendo exibido com uma certa frequência na Sessão da Tarde, esse é daqueles filmes que não paravam nas videolocadoras, sendo até tema de trabalho escolar. Muitos gravaram em fita Vat T-120 nos seus vídeo cassetes Panasonic e na TV Philco, dublado e com cortes habituais devido ao comercias

Depois com o DVD ficou tudo mais fácil, acessível e chato.

Só quem viveu sabe as dores e a delícias dos anos 80…

Baseado numa peça teatral, Filhos do Silêncio (1986) tem como protagonista o professor James Leeds (William Hurt, ótimo) especializado em Libras. Seus métodos são pouco ortodoxos e provocam atritos com a direção da escola, mas faz sucesso com os alunos. Uma funcionária encarregada da limpeza e também surda, Sarah (Marlee Matlin, deficiente auditiva na vida real), chama sua atenção pelo comportamento ríspido e se nega a aprender ler os lábios e falar, preferindo apenas fazer contato com as pessoas pela linguagem de sinais.

Leeds insiste para que Sarah mude sua conduta e acabam se apaixonando. O tema rendeu um filme muito emocionante, dividindo o foco mais no romance e nas dificuldades dos deficientes. Com apenas 21 anos, Marlee Matlin se tornou a primeira atriz surda a ganhar o Oscar e também a mais jovem na categoria principal, derrotando as concorrentes de peso Jane Fonda, Sissy Spacek, Kathleen Turner e Sigourney Weaver. Apesar de ter coocorrido na categoria de filme do ano, a diretora Randa Haines ficou de fora das indicações, eram os anos 80 ainda. William Hurt, que já havia ganho no ano anterior por O Beijo da Mulher Aranha, perdeu para Paul Newman que concorria pela sétima vez sem nunca ter ganho. A atriz Piper Laurie (a mãe de Carrie, 1976) faz uma rápida participação e também garantiu sua indicação na categoria coadjuvante.

Filhos do Silêncio é um filme lento e envolvente, não exagera no dramalhão e tem até momentos divertidos. É o tipo de filme que Hollywood desaprendeu a fazer faz tempo.

FICHA TÉCNICA

Título: Filhos do Silêncio
Título Original: Children of a lesser God
Direção: Randa Haines
Data de lançamento: 3 de outubro de 1986 (EUA)

Italo Morelli Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!