The Banshees Of Inisherin [Crítica]

Tido como uma metáfora para a guerra civil irlandesa, The Banshees of Inisherin é acima de tudo, uma ode à chatice. Bem fotografado e cheio de paisagem rurais, este drama com leves toques cômicos, narra a saga de Pádraic (Colin Farrell) que não consegue entender porque o seu único e melhor amigo Colm (Brendan Gleeson) não quer mais falar com ele. E a cada insistência, o perturbado Colm promete decepar um dedo e entregar para Pádriac. 

Durante as quase duas horas de projeção é o que o novo longa do diretor Martin McDonagh, do ótimo Três Anúncios para um Crime (2017, tem a oferecer. O único alívio em meio ao embate entre os dois protagonistas é a irmã de Pádriac, Siobhan (Kerry Condon, ótima e a melhor em cena) que parece ser a única pessoa racional naquela ilha. Outro personagem que se destaca é Dominic, interpretado pelo talentoso Barry Keoghan. Autista, ele demonstra ter mais maturidade que o infantilizado protagonista, um homem de meia idade solteiro e sem filhos que mora com a irmã um pouco mais nova e igualmente solteira e sem filhos, mas que almeja mudar sua realidade.

À medida que o filme avança, vai ficando cada vez mais pesado, triste e macabro. O pouco de humor que existia se vai e a história parece não ter pra onde ir e no final das contas não chega mesmo a lugar algum. Colin e Brendan repetem a parceria de Na Mira do Chefe (2008), também dirigido por Martin. Curiosamente eles possuem mais química lá atrás em 2008 do que agora, mais velhos e supostamente mais experientes. A impressão que fica é que cada um dos quatro do elenco central (todos indicados ao Oscar) atua numa frequência diferente e a prova disso é que quando estão juntos não existe lógica alguma. Para criar alguma empatia com a dupla principal, apelam para os animais de estimação e o final…bom, o final mostra que o diretor nem sempre sabe dosar a mão quando o assunto resvala no limbo psicológico dos personagens. 

The Banshees of Inisherin não justifica ter sido feito.

 

FICHA TÉCNICA

Título: The Banshees Of Inisherin
Direção: Martin McDonagh
Data de lançamento no Brasil: 2 de fevereiro de 2023
Searchlight Pictures

Ítalo Morelli Jr.

One thought on “The Banshees Of Inisherin [Crítica]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!