Do Fundo da Estante: Um Tira da Pesada

A simples menção ao nome Axel Foley já nos traz a memória os acordes da inesquecível trilha sonora e o carisma único de Eddie Murphy, então no auge da carreira. Além do ótimo roteiro, indicado ao Oscar, o sucesso de crítica e público de um Tira da Pesada se deve ao seu protagonista. Sem Murphy, o resultado final seria morno e sem alma. É ele quem confere o cinismo necessário ao tira de Detroit que está em Beverly Hills à caça do assassino de seu melhor amigo. Ele logo percebe que sua personalidade bate de frente com a polícia de lá, que convoca dois policiais (Judge Reinhold e John Ashton, ótimos) para assegurar que as coisas não fujam do controle. Obrigado a levar os dois caretas junto com ele, Axel mergulha num divertido choque cultural em sua rápida e impagável busca por justiça.

Uma comédia policial protagonizada por um comediante vindo do Saturday Night Live foi uma ideia e tanto. Já conhecido pelo sucesso anterior de outro filme policial, 48 Horas (1982), Eddie Murphy se esbalda no personagem e quase se tornou maior que o próprio filme, o primeiro de uma trilogia que infelizmente foi decaindo de filme pra filme, sob o comando de Tony Scott e John Landis respectivamente. O diretor Martin Brest mostrou serviço aqui, mas se consagrou mesmo em 1992 com o remake de Perfume de Mulher, que lhe deu indicações ao Oscar de filme e diretor.

Outro clássico das videolocadoras e das exibições na TV, Um Tira da Pesada não se tornou datado mesmo sendo um típico produto dos anos 80 feito em Hollywood.

FICHA TÉCNICA

Título: Um tira da pesada
Título Original:
Direção:  Martin Brest
Data de lançamento: 2 de maio de 1985

Italo Morelli Jr

2 thoughts on “Do Fundo da Estante: Um Tira da Pesada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!