Estante Trash: Trama Sinistra

Wilbur Gray (Peter Cushing) é um excêntrico escritor que tenta convencer seu editor, Frank Richards (Ray Milland), a publicar um novo livro onde explica a teoria de que os gatos estão conspirando para dominar o mundo. Para provar, Wilbur narra três histórias assustadoras em que os felinos se vingam de pessoas: a primeira mostra o assassinato de uma milionária idosa que pretendia deixar sua fortuna para os mascotes, a segunda trata de magia negra e a amizade de uma órfã com um gato preto, e a terceira apresenta um gato se vingando do casal que matou sua dona.

O primeiro segmento, Herança, nos mostra todo o amor e devoção dos felinos para com sua dona, uma megera idosa milionária assassinada pela empregada. Eles a obrigam a se esconder na despensa, onde ela permanece por dias até a comida acabar (a cena do pão velho com merda é inesquecível), no melhor estilo claustrofóbica. É um bom episódio para abrir a antologia e que já prepara o espectador para o que está por vi.

Magia Negra (com esse termo racista assim mesmo, considerando a época) é o segundo e melhor dos três por unir e dosar direitinho os elementos adequados para a proposta da trama. Temos aqui uma garotinha órfã cujos pais morreram num acidente aéreo e que é hostilizada pela prima, seu gato preto Wellington único amigo e confidente (com direito a diálogos entre eles) e um plot twist regado a bruxaria daqueles de gelar a espinha, além de ótimas atuações das atrizes mirins.

Pra fechar, Vingança no Estúdio, quase se parece com Herança, o primeiro episódio, mas se diferencia pelos toques de humor macabro e se passa nos bastidores de um estúdio de cinema. Uma atriz é assassinada durante as filmagens de um longa e não demora muito, seu esposo coloca outra para atuar em seu lugar, além é claro de começarem a dividir a mesma cama. Porém eles não contavam com a vingança do gato de estimação da falecida, cujo ataque será inevitável. O casal é interpretado pelos ótimos Donald Pleasence (o inesquecível Dr. Loomis de Halloween) e Samantha Eggar, indicada ao Oscar pelo tenso O Colecionador.

Ao final, os gatos (aqui de pelúcia, sendo atirados sobre o elenco) são os heróis vingando seus donos, ao contrário da teoria do escritor. É um deleite assistir os vilões sendo acuados, humilhados, atacados e destruídos pelo fofíssimos bichanos.

Apesar de trash, Trama Sinistra é um dos melhores filmes sobre vingança animal, que provavelmente não seria aceito nos dias atuais.

Italo Morelli Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.