Um novo capítulo para o amor [Resenha Literária]

O primeiro livro da Jenny Colgan que li foi o primeiro da série Livraria Escocesa da Editora Arqueiro, A pequena livraria dos sonhos. Foi uma ótima leitura, apesar de ter achado o final corrido. No entanto, eu gostei muito mais do segundo volume, Um novo capítulo para o amor.

Zoe é uma mãe solteira que faz de tudo para tentar se sustentar com seu filho Hari, de 4 anos, que ainda não fala. Ela se dá bem com o pai dele, Jaz, um rapaz irresponsável, mais preocupado com sua carreira de DJ. Quando Zoe parecia chegar ao limite, quando o aluguel aumenta, ela conhece a irmã de Jaz. Surinder como tia de Hari tenta ajudar de alguma forma. Ela entra em contato com Nina (protagonista do primeiro livro) que acha um emprego para Zoe de babá em uma casa bem misteriosa. E como Nina está grávida precisa de ajuda na van que é uma livraria ambulante.


Sem muitas opções, Zoe larga sua vida em Londres e parte para a Escócia com seu filho. Lá ela encontra uma mansão que a princípio parece aterrorizante, com crianças indisciplinadas, cheias de traumas e um pai bastante ausente. Ramsay Urquart está sempre trancado na sua biblioteca e tenta vender livros raros com muito custo. Atualmente a família passa por problemas financeiros e muitos problemas com a ausência da mãe dos meninos, que ninguém sabe ao certo o que aconteceu com ela.

Zoe tem muito trabalho na casa, mas seu filho se adapta rapidamente às outras três crianças do lugar e também à creche, apesar dos receios da protagonista. Hari passa a viver grudado com Patrick, o filho do meio de Ramsay, um garoto muito inteligente. O mais velho Shackleton começa a demonstrar habilidades culinárias e Mary é a mais difícil de lidar do início ao fim. Aliás, o plot dela é o mais pesado, é a criança que mais sente a ausência da mãe e isso faz com que ela tenha problemas bem sérios de ordem emocional, o que causa acontecimentos terríveis na reta final.


Aos poucos Zoe vai entendendo a dinâmica da casa e vai quebrando as barreiras impostas pelas crianças, que nem para escola vão. Já na van, ela não consegue vender como Nina, mas acha outras soluções. A relação de Zoe e Ramsay é desenvolvida muito devagar, mas é bem evidente a atração deles do meio do livro para o final, como uma tensão crescente entre os dois.  No entanto, é importante ressaltar que o romance não é o ponto principal da história e sim a jornada de Zoe com as crianças e a mudança completa de vida. E ao contrário do primeiro, achei o final melhor desenvolvido. Apesar das aparições de Nina e Surinder não é necessário ler o primeiro livro, mas recomendo porque é uma boa leitura.

Um novo capítulo para o amor é uma leitura bem prazerosa, fácil, aborda temas sensíveis de maneira responsável e tem personagens realmente cativantes!

FICHA TÉCNICA

Título: Um novo capítulo para o amor – Livraria Escocesa #2
Autora: Jenny Colgan
Editora Arqueiro
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima

One thought on “Um novo capítulo para o amor [Resenha Literária]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!