Apresentando os Ricardos [Crítica]

Apresentando os Ricardos, disponível no Prime Vídeo, leva Nicole Kidman a mais uma indicação ao Oscar!

I Love Lucy foi uma das séries de comédia mais aclamadas da TV, estrelada por Lucille Ball, Desi Arnaz, Vivian Vance e William Frawley. Foi o programa mais assistido da televisão americana, recebendo 22 indicações aos prêmios Emmy, com cinco vitórias. Em 2002 foi eleito o segundo melhor programa de todos os tempos, perdendo apenas para Seinfeld, também uma sitcom.

O longa mostra um período de uma semana da estrela desse fenômeno, Lucille Ball (Nicole Kidman), quando os jornalistas descobrem que ela foi filiada ao partido comunista. Grávida, a protagonista da série de sucesso estava preocupada em salvar seu casamento com o outro astro do programa, o cubano Desi Arnaz (excelente Javier Bardem).


Durante esse período conhecemos a forte personalidade de Lucille que tinha ótimas ideias de direção, roteiro, bastante perfeccionista e no momento contado mais ainda pela necessidade de manter o programa sob a forte pressão externa. Lucille foi inocentada pelo FBI, mas era claro que não tinha se filiado à toa no partido, o que resulta em uma das cenas mais interessantes do longa, onde seu marido cubano se revolta com a idealização sobre o partido comunista por parte da esposa. 

No entanto, a grande preocupação da protagonista era com seu casamento, ela sabia que a série os unia, já que fora dos bastidores o marido ficava pouco em casa, ainda que ele se mostrasse bem apaixonado pela esposa e fez de tudo para defendê-la e defender o programa. Em um certo momento é como se Desi não tivesse os devidos méritos pelas ideias revolucionárias que teve e que mudou bastante a televisão na época. Entretanto, Lucille também era muito mais do que uma simples atriz de comédia, perspicaz, inteligente, soube muito bem vender o programa e colocar seu marido nele.


Talvez o grande problema do longa (além do péssimo título), seja o uso dos flashbacks que nos ajudam a entender bem a dinâmica do casal fora das telas, mas da maneira que em que foram usados acabam quebrando bastante o ritmo da narrativa. O roteiro de Aaron Sorkin também não colabora, usando uma espécie de documentário e abordando de maneira superficial diversos aspectos da vida da protagonista. Porém, a grande atuação de Nicole Kidman é suficiente para nos prender atenção; elegante e firme em cenas impactantes (principalmente nos momentos finais). E Javier Bardem consegue nos mostrar um charmoso e cafajeste Desi Arnaz, sua química com Nicole é também um poderoso ingrediente na trama.

Em suma, apesar da inconsistência do roteiro, Apresentando os Ricardos é salvo pelo elenco e excelentes atuações que fazem com que o longa tenha me impactado de alguma forma. 

Trailer

FICHA TÉCNICA

Título: Apresentando os Ricardos
Título original:  Being the Ricardos
Direção: Aaron Sorkin
Data de lançamento no Brasil: 21 de dezembro de 2021
Prime Vídeo

Michele Lima

One thought on “Apresentando os Ricardos [Crítica]

  • 24 de fevereiro de 2022 em 18:48
    Permalink

    Eu até que curti o filme. Super concordo com os pontos que tu levantou, tanto os positivos quanto os negativos. Mas a Nicole parece que está cada vez mais bonita, naaam
    Beijos
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.